[Fala aí, Reitor] Março foi marcado por diversas reuniões e visita aos campi Caxias e Veranópolis

Banner com a frase: Fala aí! Reitor.

Olá comunidade do IFRS! Espero que estejam bem! Compartilho alguns destaques da minha agenda do mês de março. Boa leitura!

Visita aos campi Caxias do Sul e Veranópolis

No mês de março, fiz visita aos campi Caxias do Sul e Veranópolis, para acompanhar o início das atividades letivas presenciais e para conversar com estudantes e servidores. Muito bom ver as coisas acontecendo a pleno novamente. Ressalto que esta retomada das atividades presenciais está acontecendo em todos os nossos campi ao longo destas semanas.

Reunião com a presidência da Faurgs

Participei de reunião com a presidência da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs) para tratar dos projetos de cooperação e das parcerias existentes e também para falar de projetos futuros. Temos muitas ações acontecendo com apoio e assessoramento desta fundação e muito ainda a se fazer.

Reunião com equipe da Procuradoria Regional Federal da Região

Acompanhado do nosso procurador, dr. Albert Caravaca, fiz visita de cortesia e apresentação do IFRS à Procuradoria Regional Federal da 4ª  Região (PRF – 4). Na oportunidade, agradecemos pela colaboração e parceria da PRF nas muitas causas em que é feita a defesa dos interesses do IFRS.

Reunião com o Colegiado da CPPD – IFRS

Participei da reunião do Colegiado da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD – IFRS) para conhecer a nova composição do Colegiado, colocar a gestão do IFRS à disposição e para conversar sobre temas de interesse dos docentes da instituição, como, por exemplo, a apreciação do regulamento das atividades docentes pelo nosso Conselho Superior.

Reunião com  prefeito de Viamão

Fiz reunião com o prefeito municipal de Viamão – acompanhado do nosso pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e do diretor-geral do Campus Viamão –  para reiterar o pedido de apoio da Prefeitura para as obras e encaminhamentos iniciais necessários para a construção da nossa sede definitiva naquela cidade. O prefeito foi receptivo e assegurou apoio total da prefeitura para o nosso pleito.

Reunião do Conif

O Conselho de Reitores da Rede Federal (Conif) reuniu-se por três dias no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), em Uberlândia – MG. Em pauta, muitos temas de interesse da nossa Rede, tais como: a) apresentação das pautas estratégicas dos Fóruns ligados ao Conif; b) pautas da internacionalização; c)  atuação do Conif no período eleitoral; d) apresentações da Setec (sistema inteligente para auxílio de ações para redução da evasão escolar na educação profissional e tecnológica, portaria de Polos de Inovação); e) proposta de curso de formação de professores em Rede;  f) Reditec 2022;  g) solicitação de recursos para as instituições ao Ministério da Educação; h) sistema de Gestão: Teletrabalho; i) apresentação do Plano de Ação do Conif; j) Jogos dos Institutos Federais; l) organização e recomposição das Câmaras Temáticas do Conif  (em tempo: assumi a coordenação da  Câmara de Pesquisa e Pós-graduação, inclusive); e assuntos gerais.

Reunião do CD – IFRS

Tivemos uma reunião do Colégio de Dirigentes (CD) do IFRS no mês de março. Em pauta: a) informes do Conif;  b) curricularização da extensão: apresentação; c) emenda parlamentar da bancada gaúcha para 2022;  d) concurso 2022;  e) atualização do cenário da Pandemia Covid-19; f) informes das Pró-reitorias e DGP; e assuntos gerais.

Abraços e fiquem bem!

Júlio Xandro Heck