[Fala aí, Reitor] Junho foi de agenda intensa e de grandes tratativas

Texto: Fala aí! Reitor.

Confira alguns destaques da agenda do reitor do IFRS, Júlio Xandre Heck, no mês de junho:

Olá, comunidade do IFRS! Compartilho com vocês alguns momentos importantes das minhas agendas do mês de junho. Boa leitura!

8º Jogos do IFRS

No mês de junho tivemos a realização da oitava edição dos Jogos do IFRS. Foram duas etapas: a primeira, em Bento Gonçalves, com as disputas do xadrez e do tênis de mesa, e a segunda (e maior), que aconteceu no Campus Sertão, com as disputas das demais modalidades. No total, foram cerca de 800 participantes, entre estudantes e servidores de todos os nossos campi. Muito esporte, alegrias e novas amizades.

Visita ao Campus Erechim

Fiz visita e reuniões com equipe diretiva e servidores do Campus Erechim. Momentos de conversas e de discussões extremamente positivas.

Visita ao Campus Caxias do Sul e inauguração do Bloco do Almoxarifado

Participei de reunião com os colegas servidores do Campus Caxias do Sul para conversarmos sobre os desafios da Rede Federal e do IFRS para os próximos tempos. No mesmo dia, inauguramos o novo Almoxarifado desta unidade.

Reuniões e eventos em municípios gaúchos: expansão da Rede Federal (propostas de criação de novos campi)

Em junho aconteceram algumas reuniões com lideranças políticas e comunidades que estão pleiteando a criação de campus de Instituto Federal nos seus respectivos territórios. Destaco a audiência pública na Câmara de Vereadores de Torres, a sessão na Câmara de Vereadores de Cachoeirinha e uma reunião com lideranças do Extremo Sul de Porto Alegre.

Reunião dos Reitores dos IFs e UFs do RS – criação do Foripes

Reitores e reitoras das Universidades Públicas e dos Institutos Federais Gaúchos estiveram reunidos na cidade de Pelotas para um momento histórico: a criação do Fórum de Reitores das Universidades Públicas e Institutos Federais do Rio Grande do Sul (Foripes-RS). O Fórum reúne as seis universidades federais, a Uergs e os três Institutos Federais do RS e se trata da formalização de um canal de diálogo composto pelos reitores das instituições, que vinham se reunindo informalmente para a discussão de temas sensíveis às universidades e institutos nos últimos anos. Saiba mais sobre a criação do Foripes.

Participação em eventos institucionais do IFRS

O mês de junho foi abundante em eventos institucionais no IFRS e participei de alguns: a) curso de Atualização em Processo Administrativo, b) IV Encontro dos Habitats de Inovação e Empreendedorismo do IFRS, c) I Fórum dos Gestores de EaD dos IFs do RS, d) V Seminário de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação do IFRS, e) capacitação em projetos com fundações de apoio.

Evento “Servidor 10 anos” – Reitoria

Tivemos a homenagem aos servidores da Reitoria do IFRS que estão completando 10 anos de IFRS e de serviço público (“Servidor 10 anos”). Mais de 30 colegas homenageados! Teve homenagens, diploma de menção honrosa e caneca comemorativa.

Reunião com a Diretoria do Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Participei de uma reunião com a Diretoria do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) para discutir parcerias e ações conjuntas entre o Grupo e o IFRS. Virão coisas boas por aí!

Reunião com o TCU: apresentação da Auditoria Operacional sobre Evasão de Estudantes da Rede Federal EPT

Juntamente com os demais reitores da Rede Federal, participei de uma reunião com o Tribunal de Contas da União (TCU) para apresentação e deflagração de uma auditoria operacional sobre evasão nas instituições da Rede.

Evento de inauguração de Blocos no Hospital de Clínicas

Participei do evento de inauguração de novos blocos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, juntamente com o presidente Lula e diversos ministros do Governo.

Reunião do Conif

Em junho, a reunião do Conselho de Reitores (Conif) aconteceu em Brasília. Dentre os principais temas e assuntos em pauta, destaco: a) discussões sobre o Planejamento Estratégico da Rede Federal, b) participação de representação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, c) participação da presidência da Capes, d) análise de conjuntura política, e) matriz orçamentária 2024.

Terceira Reunião Ordinária do Consup

Em junho aconteceu a terceira reunião ordinária do Conselho Superior (Consup) do IFRS. A pauta pode ser conferida na página do Consup no site do IFRS.

Destaco a aprovação da criação do curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus Rio Grande.

Abraços e fiquem bem!

Júlio