Início do conteúdo

[Fala aí, Reitor] Confira o resumo da agenda de fevereiro do reitor do IFRS


Banner com a frase: Fala aí! Reitor.

Olá, colegas servidores e estudantes do IFRS! Com vocês, o “Fala aí” deste mês, com um pouco do que foi a minha agenda em fevereiro.

Aula inaugural do primeiro curso Técnico Integrado ao Ensino Médio no Campus Erechim

Participei, no Campus Erechim, da aula inaugural do curso Técnico em Informática ao Ensino Médio! O primeiro desta forma de oferta do campus. Um dia histórico para a unidade e para o IFRS. Seguimos firmes no propósito de termos ensino integrado em todos os nossos campi.

 

Posse como Reitor do IFRS

No dia 18 de fevereiro, tomei posse no Ministério da Educação, em Brasília, como reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), para um novo mandato, agora de quatro anos. Muitos desafios e muito trabalho pela frente!

 

Solenidade de Posse dos Diretores-gerais dos campi do IFRS

Mais um momento para a história do IFRS: no dia 27 de fevereiro, tivemos a grande celebração da nossa democracia institucional, com a posse dos 17 Diretores/Diretoras-gerais dos nossos campi, todos eleitos democraticamente pelas suas comunidades. Linda festa da democracia em Bento Gonçalves, prestigiada por autoridades, colegas e estudantes de todos os nossos campi.

 

Reunião com sindicatos e movimento estudantil sobre a MP 914/2019

Chamamos os sindicatos com representação no IFRS e o movimento estudantil para conversar sobre a MP 914/2019 (eleições de Reitor e Diretores) e sobre outros temas importantes para a nossa instituição. Foram dois momentos muito produtivos, um na Reitoria e outro no Campus Porto Alegre.

 

Reunião mensal do Conselho de Reitores – Conif

A reunião do Conselho de Reitores (Conif) do mês de fevereiro ocorreu em Brasília entre os dias 18 e 20 de fevereiro. Os principais itens de pauta foram: assinatura de acordo com a Embaixada da Espanha, lançamento Edital Embrapii, anúncio do Prêmio Conif de Jornalismo 2019, reunião com a SETEC/MEC, Orçamento 2020, Mulheres Mil, posse da Nova Diretoria Executiva, reunião com a Frente Parlamentar em defesa dos Institutos Federais (tratamos de orçamento, reforma administrativa e outras agendas de trabalho para 2020), análise da MP 914/2019 e Portaria referente às Unidades Administrativas de Serviços Gerais (UASGs).

 

Participação na Formação Pedagógica do Campus Viamão

Participei da abertura da Formação Pedagógica no nosso Campus de Viamão. Foi uma boa oportunidade para conversar com os colegas sobre o atual momento dos Institutos Federais e da educação brasileira.

 

Reunião dos reitores do Estado com o Ministério Público Federal

As reitoras e reitores dos Institutos e Universidades Federais do Rio Grande do Sul reuniram-se com o MPF – Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, em Porto Alegre,  para discutir pautas comuns e para pensar soluções em conjunto.

 

Grande abraço,

Júlio

Fim do conteúdo