[Fala aí, Reitor] Fevereiro foi marcado pela volta às aulas e importantes reuniões

Texto: Fala aí! Reitor.

Olá comunidade do IFRS! Espero que estejam bem. Compartilho alguns destaques da minha agenda do mês de fevereiro de 2023. Boa leitura.

Volta às aulas nos campi do IFRS

Ao longo do mês de fevereiro vários dos nossos campi iniciaram as atividades letivas de 2023. O primeiro a começar foi o Campus Bento Gonçalves, no dia 08, e eu acompanhei  as atividades in loco. Também já iniciaram as aulas nos campi Caxias do Sul, Feliz, Rio Grande, Rolante, Sertão, Veranópolis, Canoas, Erechim, Farroupilha (onde também estive para acompanhar) , Osório, Porto Alegre, Vacaria e Viamão. No mês de março retornam as aulas nos campi Alvorada, Ibirubá e Restinga.

Participação nas formações pedagógicas

Participei de momentos da formação pedagógica nos campi Porto Alegre e Viamão. As formações de início de ano para os servidores são momentos fundamentais na nossa instituição e em muito contribuem para a qualidade que temos.

Reunião com o novo secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC

Fiz reunião, em Brasília, com o novo secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, professor Getúlio Marques Ferreira e sua equipe. Em pauta apresentar as muitas ações já desenvolvidas pelo IFRS e também as nossas demandas de obras, servidores e apoio para o desenvolvimento de novos projetos.

Evento de anúncio do reajuste das bolsas

Participei do evento de anúncio dos novos valores e da expansão das bolsas Capes, CNPq e do Programa de Bolsa Permanência, que aconteceu em Brasília, com a presença do presidente Lula e do ministro da Educação e da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Reunião com deputado federal Alexandre Lindemayer

Fiz reunião com o deputado federal recém empossado Alexandre Lindemayer para discutirmos ações, projetos e demandas do IFRS. O deputado se comprometeu a nos ajudar nas nossas necessidades e ser um interlocutor dos nossos temas com o governo federal.

Reunião com representantes do Movimento estudantil (UNE e UEE)

Tivemos reunião com representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Estadual do Estudantes (UEE). Em pauta o apoio do IFRS ao  Festival Universitário de Cultura e Arte, que está sendo organizado pelas entidades estudantis. Além disso, conversamos sobre orçamento, funcionamento da nossa instituição e atendimento de demandas dos estudantes, principalmente de assistência estudantil.

Visita lideranças de Gramado/RS

Recebemos a visita de uma comitiva do legislativo e de lideranças da cidade de Gramado/RS. Em pauta a discussão de parcerias e ações em conjunto entre o IFRS e o município.

Reunião do Conif

O Conselho de Reitores da Rede Federal (Conif) reuniu-se por três dias na sede do Conselho em Brasília. Em pauta, muitos temas de interesse da nossa Rede, tais como a) orçamento das instituições para 2023; b) parceria Conif-Petrobrás para oferta de cursos de qualificação profissional; c)  apresentação da Agência Brasileira de Cooperação – ABC; d) discussões sobre o planejamento estratégico do Conif, e) ações para comemoração dos 115 anos da Rede Federal; f) Reditec 2023 e planejamento de reuniões do Conif; g) recomposição das Câmaras do Conselho, entre outros.

Reunião do Consup – IFRS

Aconteceu em fevereiro a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Superior (Consup) do IFRS. A pauta pode ser conferida em:  https://ifrs.edu.br/institucional/consup/pautas/. Entre os temas da reunião, destaco  a aprovação de oferta do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Manufatura Avançada (Indústria 4.0), do Campus Restinga.

Abraços e fiquem bem!

Júlio Xandro Heck