“Fala aí, Reitor” está no ar: confira o que foi destaque no mês de julho

Colegas servidores(as) e estudantes do IFRS, compartilho com vocês alguns  acontecimentos do IFRS do mês de julho e do início de agosto. Espero que gostem e que ajude vocês a acompanhar um pouco da agenda do reitor. Boa leitura!

Comemorações e inaugurações no Campus Rolante

O dia 31 de julho foi de festa e muita emoção no Campus Rolante do IFRS. Participei da comemoração de dois anos de instalação no prédio novo, homenagem da Câmara de Vereadores, inauguração do pórtico e acesso ao campus (ficou lindo!) e da entrega de emendas parlamentares.

Lançamento do novo filme institucional

Aconteceu no dia 29 de julho, simultaneamente em vários campi e nas mídias oficiais, o lançamento do novo filme institucional do IFRS. O filme, completamente produzido pela nossa equipe de Comunicação, ficou sensacional e conta um pouquinho do que a gente faz de melhor! Curtam e compartilhem sem moderação (https://youtu.be/5NKayzW2GWw).

Núcleo de Memória

Em julho, tivemos o lançamento do Núcleo de Memória do IFRS, um canal criado para  registrar e preservar a história do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e das instituições que deram origem ao Instituto. Trata-se de uma belíssima iniciativa da nossa
Pró-reitoria de Extensão, em parceria com os campi. Acessem e aproveitem.

Reunião mensal do Conif

Entre os dias 2 e 4 de julho, em Brasília, aconteceu a reunião mensal do Conselho de Reitores da Rede Federal (Conif). A pauta incluiu: a) assinatura de Termo de Cooperação com a Embrapa, b) análise da execução orçamentária de 2019, c) discussões sobre a matriz orçamentária para 2020 (Matriz Conif), d) discussões sobre os Jogos dos Institutos Federais de 2019, e) relatos das Câmaras Temáticas, f) informes sobre o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), h) reunião com representantes da Setec e alguns outros temas.

Apresentação do projeto Future-se

Nos dias 16 e 17 de julho, o MEC apresentou aos reitores das Universidades e Institutos Federais o programa Future-se, em suas linhas gerais. No nosso entendimento preliminar, a proposta carece de detalhamentos e traz questões complexas que podem interferir nas estruturas institucionais. Assim, faremos as devidas análises e promoveremos amplo debate, mantendo a tradição democrática e de participação da comunidade nas discussões dos rumos da instituição. No entanto, é nosso compromisso inegociável a defesa da educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva, que jamais deixará de ser missão e bandeira desta instituição. O Instituto é favorável a mudanças que ampliem e democratizem o acesso, permitindo a expansão do orçamento destinado à educação pública. Entretanto, não é aceitável que essas mudanças impliquem perda da autonomia institucional ou que desvirtuem os Institutos Federais dos princípios estabelecidos na sua lei de criação.

Debate com reitores sobre o futuro das Universidades e Institutos Federais

No dia 24 de julho, na sede da Adufrgs, em Porto Alegre, participei de um debate sobre o futuro das Universidades e Institutos Federais, com meus colegas Rui Oppermann (reitor da Ufrgs) e Jenifer Saffi (vice-reitora da Ufcspa). Universidades e Institutos federais  debatendo em conjunto o futuro da educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva!

Reuniões e conversas com sindicatos: Andes, Sinasefe e Assufrgs

Após o lançamento do programa Future-se, em meados de julho, uma das nossas primeiras iniciativas foi chamar todos os sindicatos com base no IFRS para conversarmos sobre a proposta, pois entendemos que eles terão papel fundamental nas discussões que deverão ocorrer na instituição. Para agosto, já marcamos com o nosso movimento estudantil, que também terá de ser protagonista neste processo de discussão. Em princípio serão dois momentos: um em Bento Gonçalves, no dia 7, e outro em Porto Alegre, no dia 9 de agosto. Este último terá transmissão pelo Facebook e fica o convite para que todos acompanhem.

Até a próxima.

Abraços,