[Fala aí, Reitor] Dezembro foi marcado por bloqueios orçamentários, reuniões e formatura

Banner com a frase: Fala aí, Reitor

Olá colegas servidores e estudantes do IFRS. Compartilho com vocês alguns acontecimentos importantes que estiveram na minha agenda do mês de dezembro! Boa leitura.

Mobilização contra os bloqueios orçamentários

No mês de dezembro as instituições federais de ensino (Institutos e Universidades) tiveram que enfrentar mais uma dura ação do governo federal contra os nossos orçamentos: só no IFRS foram aproximadamente R$ 8,35 milhões de reais bloqueados nos primeiros dias do mês. Recurso este que já estava com sua execução planejada para acontecer,  dentro das possibilidades previstas na programação orçamentária de 2022. Além disso, para piorar, iniciamos dezembro sem o ”financeiro” (dinheiro) para quitar as despesas já executadas no em novembro, incluindo todas as bolsas dos nossos estudantes, tanto aquelas destinadas a estudantes em vulnerabilidade social (assistência estudantil), quanto as bolsas de ensino, pesquisa e extensão. No entanto, a mobilização foi enorme para reverter o cenário: pedimos apoio ao Ministério Público Federal (MPF), à Defensoria Pública da União (DPU), ao governador eleito do RS e contamos com uma grande repercussão na imprensa gaúcha. Felizmente, a mobilização deu resultado e na segunda semana de dezembro a situação foi revertida. Encerramos o ano cumprindo com as nossas obrigações, apesar dos cortes orçamentários que ocorreram ao longo do ano e que não foram revertidos.

Reuniões do Conselho Superior do IFRS

Tivemos duas reuniões do nosso Conselho Superior (Consup) em dezembro. A primeira foi extraordinária, que serviu para finalizar a apreciação do novo Regulamento de Atividades Docentes do IFRS. Agora devidamente apreciado e aprovado pelo nosso Consup, terá vigência a partir de julho de 2023. A segunda reunião, ordinária, tratou de inúmeras pautas. Destaco a aprovação do Plano de Ação 2023 do IFRS, o qual apresenta as ações que serão realizadas pelas nossas unidades (campi e Reitoria) no próximo ano. Mais informações sobre estas reuniões em:

Formatura no Campus Caxias do Sul

Participei da formatura dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus Caxias do Sul, Cursos de Química, Plásticos e Fabricação Mecânica. Solenidade muito emocionante e mais cerca de 90 jovens técnicas e técnicos muito bem formados!

Reunião do Colégio de Dirigentes do IFRS

O Colégio de Dirigentes (CD) do IFRS reuniu-se no início de dezembro para tratarmos das questões referentes ao  bloqueio de orçamento que havia naquele momento. Na reunião, apresentamos aos Diretores e Diretoras o cenário orçamentário e discutimos estratégias para o caso de não reversão do bloqueio. Felizmente – e graças à mobilização – o bloqueio foi revertido!

Finalizo agradecendo à comunidade do IFRS pela parceria e apoio ao longo do difícil ano de 2022. E desejo que tenhamos um 2023 repleto de alegrias, saúde e muitas realizações. Que venha um novo tempo e nos traga esperanças renovadas, amor, tolerância, respeito e solidariedade.

Um abração e um excelente 2023!

Júlio