“Fala aí, Reitor” de novembro está no ar

Olá, colegas e estudantes do IFRS! Com vocês, o “Fala aí, Reitor” com as principais atividades e compromisso que tivemos na agenda no mês de outubro. Em tempo: peço desculpas, porque no mês anterior não tivemos o “Fala aí”, pois passei praticamente todo mês de setembro em férias, por conta da campanha para Reitor.

Eleições gerais no IFRS

No início de outubro, vivemos um momento muito especial no nosso Instituto: as eleições para reitor e para diretor-geral de todos os nossos 17 campi. Foi, sem dúvida, uma grande festa da nossa democracia institucional. Os campi Canoas e Caxias do Sul ainda tiveram segundo turno no final do mês, e tudo transcorreu com a mais absoluta tranquilidade.

Reunião Ordinária do Conif

A reunião ordinária do Conif do mês de outubro ocorreu no IFES, em Guarapari – ES. Os principais temas tratados desta vez foram: os encaminhamentos referentes ao Projeto da Lei Orçamentária Anual para 2020 (tema que muito nos preocupa), parcerias com o Sebrae, o nosso Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, Gestão de Pessoas na Rede Federal, “Indústria 4.0” e tivemos também um breve momento com o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC.

Encontro dos Habitats de Inovação do IFRS

Participei da abertura do Encontro dos Habitats de Inovação do IFRS, que aconteceu no Escritório de Projetos – IFRS, em Porto Alegre. Estavam presentes representantes de quase todos os nossos campi. Foi uma oportunidade importante para discutirmos e planejarmos ações para as incubadoras, Fablabs e demais espaços de inovação e empreendedorismo do instituto. Precisamos apoiar estas iniciativas e criar ações de fortalecimento para 2020.

Reunião Extraordinária do Colégio de Dirigentes (CD)

Em 15 de outubro, realizamos uma reunião por webconferência do Colégio de Dirigentes (CD). A pauta era única: a descentralização de orçamento aos campi e as ações orçamentárias até o final do ano. Naquela data, havia a liberação de 80% dos limites orçamentários de custeio e algumas decisões e encaminhamentos precisavam ser tomados. Mais uma vez, o Colégio de Dirigentes, de forma unânime, tomou decisões para garantir o melhor funcionamento e as atividades de todos os nossos campi, respeitadas as particularidades de cada um. No entanto, felizmente, ainda no mês de outubro, houve a liberação de 100% do orçamento de custeio e pode-se descentralizar a totalidade do orçamento de cada um dos nossos campi.

Jogos estudantis do IFRS

No dia 18 outubro de 2019, participamos da abertura da sexta edição dos Jogos do IFRS. Foi a primeira vez que os jogos ocorreram, em sua totalidade, em um dos nossos campi, e essa responsabilidade coube ao Campus Sertão. Foram cerca 550 atletas e 50 servidores de 16 campi do nosso instituto envolvidos em três dias de acirradas e alegres disputas.

Aniversário de 60 anos do Campus Bento Gonçalves

No dia 19 de outubro, tivemos um dia inteiro dedicado a comemorar os 60 anos do Campus Bento Gonçalves (e das instituições que deram origem ao que hoje é o campus). Teve linda homenagem aos ex-diretores e diretoras, cerimônia oficial de comemoração, com representante do Ministério da Educação, apresentações culturais, visitação e um jantar promovido pelos egressos do campus.

Reunião extraordinária do Conif

No final do mês de outubro o Conif reuniu-se de forma extraordinária com uma pauta específica: avaliar a nova versão do Projeto “Future-se”. Muitos debates e discussões, inclusive com a presença de representantes do MEC. O Conif reconhece que houve mudanças substanciais da primeira versão para esta, mas aponta uma série de dúvidas e questões que não estão claramente apresentadas. Além disso – e o mais importante – o conselho reafirma o seu compromisso de defesa de uma educação pública e de qualidade, fomentada pelo Estado, conforme previsão constitucional.

Reunião e evento com sindicatos

Como tem sido uma prática constante da gestão do IFRS, tivemos dois momentos  com sindicatos: uma reunião com a Adufrgs e a participação na abertura do II Encontro Nacional do Andes sobre a carreira EBTT. Boas conversas, ótimas discussões e pautas de interesse dos nossos servidores e estudantes.

Evento de encerramento da Semana do Servidor Público na Reitoria

Na última semana de outubro, tivemos na Reitoria do IFRS várias atividades comemorativas e alusivas ao Dia do Servidor Público, ocorrido em 28 de outubro. E na sexta-feira, 1º de novembro, ocorreu uma animada confraternização-almoço com todos os servidores da Reitoria.

Avaliação Institucional no IFRS

Uma oportunidade de contribuir para melhorias no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), a Avaliação Institucional 2019 ocorre até o dia 14 de novembro. Alunos, servidores, egressos e comunidade externa podem opinar. Há também espaço para sugestões e comentários. Fica um convite para que todos participem e ajudem a construir um IFRS cada vez melhor!

Até mais,

Abraços