[Fala aí, Reitor] Confira os principais destaques do mês de agosto

Texto: Fala aí! Reitor.

Confira alguns destaques da agenda do reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, no mês de agosto.

Olá colegas servidores e estudantes do IFRS. Espero que estejam bem e com saúde. O mês de agosto foi de agenda cheia e intensa. Compartilho com vocês alguns dos acontecimentos mais importantes. Boa leitura!

Lançamento do “Programa de Eficiência Energética do IFRS”

Tivemos o lançamento de um grande projeto institucional: o “Programa de Eficiência Energética do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)”. São mais de 7 milhões de reais investidos (recursos extraorçamentários) e previsão de economia na conta de energia elétrica de cerca de 65% a partir de 2024. Para saber mais:

Reinauguração da Quadra de Esportes – Campus Restinga

Mais uma linda quadra  entregue! Reinauguramos a quadra poliesportiva coberta do Campus Restinga, agora cercada, com piso novinho e arquibancada.

Inauguração de blocos acadêmicos no Campus Vacaria

Inauguramos dois novos blocos acadêmicos no Campus Vacaria: são espaços de salas de aula e laboratórios que vão qualificar ainda mais a nossa oferta de ensino, pesquisa e extensão na Vacaria e na região dos Campos de Cima da Serra.

Aniversário de 13 anos dos campi Caxias do Sul e Canoas

Participei dos eventos em comemoração dos aniversários de 13 anos dos campi Caxias do Sul e Canoas.  Lindos momentos para celebrarmos a atuação destes campi em suas respectivas comunidades.

Abertura do JIFSul

Na última semana de agosto fui à Blumenau/SC para participar da abertura e acompanhar a delegação do IFRS nos JIFSul (Jogos dos Institutos Federais da Região Sul do Brasil). A delegação do IFRS foi formada por 103 estudantes-atletas e 13 servidores e trouxe muitas premiações, com destaque para o Handebol e o Futsal, ambos no masculino, que conquistaram o primeiro lugar e irão representar a região Sul nos Jogos Nacionais que acontecerão em Fortaleza/CE. Toda delegação do IFRS fez bonito e nos representaram lindamente. Mais informações em:

Agenda no Ministério da Cultura

Participei de uma reunião com a Assessoria da Ministra da Cultura, Margareth Menezes. Em pauta as ações que o IFRS já desenvolve na área da cultura e a possibilidade de novos fomentos para realização de mais ações.

III Encontro de Pesquisadores e Extensionistas do IFRS

Aconteceu,  em Bento Gonçalves, o III Encontro de Pesquisadores e Extensionistas do IFRS. O evento contou com a participação de mais de 100 servidores, de todos os nossos campi e Reitoria. As palestras e discussões trataram dos  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) nas questões relacionadas à pesquisa e à extensão.

Sarau de Inauguração do Espaço de Línguas e Culturas do Campus Canoas

Participei da inauguração do “Espaço de Línguas e Culturas” no Campus Canoas. Mais um lindo espaço acadêmico destinado às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Participei do V Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação Stricto sensu do IFRS, ocorrido no Campus Porto Alegre. Foi uma oportunidade de reunir os coordenadores e professores dos nossos Mestrados e de receber representante da Capes para tratarmos de questões referentes ao tema da pós-graduação.

Ato de Instalação da Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa do RS em apoio aos Institutos Federais

Tivemos a instalação da Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa do RS em apoio aos Institutos Federais. O ato contou com a presença de deputados estaduais, prefeitos e vereadores de vários municípios, além de vários colegas Diretores e Diretoras-gerais dos campi do IFRS.

Reunião com Secretário da Setec-MEC

Fiz reunião com o Secretário da Setec, professor Getúlio Ferreira para apresentar demandas do IFRS e conversar sobre as perspectivas para a Rede Federal.

Encontro dos Polos de Inovação da Rede Federal

Representei a Câmara de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Conif no Encontro dos Polos de Inovação da Rede Federal. Encontro muito produtivo e de muitas discussões sobre o futuro dos Polos de Inovação na Rede.

Agenda/Reunião com representação do município de Portão – RS

Recebemos na Reitoria o presidente da Câmara de Vereadores de Portão/RS, para tratar de ações e projetos do IFRS na cidade!

Reunião do Colégio de Dirigentes do IFRS

No mês de agosto tivemos uma reunião do Colégio de Dirigentes (CD) do IFRS. Muitos temas em pauta e eu destaco os principais: orçamento 2024; editais de fomento interno para o ensino, pesquisa e extensão para o próximo ano; política de atendimento educacional especializado; projeto Vivências;  apresentação da proposta de indicadores da perspectiva orçamentária – PDI 2024-2028; informes sobre Jogos regionais; informes da DGP; orientações sobre os trabalhos da Comissão de Ética.

Quarta Reunião Ordinária do Consup

Aconteceu no mês de agosto a quarta reunião ordinária do Conselho Superior (Consup).  Dentre o temas em pauta, destaco a aprovação da criação do Curso de Pós-graduação Stricto Sensu – Mestrado Profissional em Educação Básica

do Campus Farroupilha e a aprovação da Regulamentação do Programa de Pós-Doutorado do IFRS. Mais informações em:

Reunião Extraordinária do Consup

O Conselho Superior (Consup) deflagrou no dia 3 de agosto o processo de consulta eleitoral para a escolha de reitor e diretores-gerais de todos os nossos campi. Acompanhe as informações do processo pelo site:

Um grande abraço e fiquem bem.

Júlio Xandro Heck

Reitor do IFRS