[Fala aí, Reitor] Confira os principais destaques da agenda de maio

Texto: Fala aí! Reitor.

Olá colegas servidores e estudantes do IFRS. Compartilho com vocês alguns acontecimentos importantes que estiveram na minha agenda do mês de maio! Boa leitura.

Reunião com a Diretoria da Capes

Na condição de coordenador da Câmara de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Conif, acompanhei a diretoria do conselho em uma reunião com o presidente da Capes e toda sua diretoria, em Brasília. Em pauta, uma apresentação do cenário da pós-graduação na Rede Federal e a nossa demanda por mais participação da Rede nos espaços de discussão e decisão da Capes. Além disso, conversamos sobre várias questões, projetos e ações envolvendo a pós-graduação e a Rede Federal. Voltei com a certeza de que temos coisas boas a caminho!

Visita ao Campus Ibirubá

Neste mês de maio visitei o campus Ibirubá. Foram dois dias intensos, que incluíram reuniões com servidores, estudantes e equipe diretiva. Além disso, também pude acompanhar as obras que estão em andamento no campus.

Evento de capacitação para gestores: prevenção e Combate ao Assédio e à Violência

Participei da abertura do evento de capacitação para gestores do IFRS, realizado na nossa Reitoria, sobre ” Prevenção e Combate ao Assédio e à Violência”. A atividade foi direcionada a diretores-gerais, equipes de ensino e de gestão de pessoas de todas as unidades da instituição. Foram aproximadamente 60 pessoas capacitadas, que devem atuar como multiplicadoras, levando as orientações e o conhecimento às equipes de trabalho de suas unidades. Foi mais uma atividade fundamental para que possamos ter um IFRS livre de assédio de qualquer natureza!

Evento: Reditecsul

Uma numerosa delegação de gestores do IFRS esteve presente na Reditecsul, evento que aconteceu no campus Camboriú do Instituto Federal Catarinense (IFC). Foi uma ótima oportunidade para discutir os novos rumos da Rede Federal e compartilhar experiências com gestores de todos os seis IFs da região sul do Brasil.

Reunião com equipe diretiva do Campus Erechim

Recebemos, na Reitoria, a equipe diretiva do Campus Erechim. Ouvimos as demandas e discutimos ações e projetos da unidade.

Reunião com lideranças políticas e representantes da comunidade de Cachoeirinha

Participei de uma reunião, ocorrida no nosso Campus Porto Alegre, com a participação das deputadas estaduais Laura Sito e Stela Farias, além de muitas  lideranças da comunidade da cidade de Cachoeirinha, onde foi apresentado o desejo desta comunidade por um campus do IFRS na cidade. A comunidade e lideranças políticas estão unidas e empenhadas na luta por educação pública, gratuita e de qualidade!!

Reunião com deputado Miguel Rosseto

Fiz reunião com o deputado estadual e ex-ministro de Estado Miguel Rosseto. Em pauta as mobilizações de municípios gaúchos para implantação de novos campi do IFRS.

Reunião com deputada Denise Pessôa

Participei de uma reunião com a deputada federal Denise Pessôa e sua assessoria. Em pauta o apoio da deputada para as demandas do IFRS e a mobilização da comunidade de Gramado para a implantação de um campus do nosso Instituto.

II Simpósio de Educação Física, Esportes e Lazer do IFRS

Participei da abertura do II Simpósio de Educação Física, Esportes e Lazer do IFRS, que aconteceu na Reitoria. O evento reuniu os professores de Educação Física da nossa instituição para discutir temas relacionados à área.

Participação do IFRS na Sulserve 2023

Fiz visita à Sulserve, feira especializada em Panificação, Food Service e Hotelaria que  reúne fabricantes e fornecedores destes segmentos. O nosso Campus Porto Alegre, através do Curso Técnico de Panificação e Confeitaria, esteve representando com professores, estudantes e um belíssimo estande, onde foram oferecidas diversas oficinas.

Nomeação para o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia

Divido com a nossa comunidade uma indicação muito importante e honrosa que recebi: fui nomeado pela Rede Federal para compor o  Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia – CCT. O Conselho é um órgão consultivo de assessoramento superior do presidente da República para a formulação e a implementação da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Por fim, quero compartilhar com a nossa comunidade um documento institucional dos mais importantes que já produzimos e o qual precisa de ampla divulgação: a cartilha “Enfrentamento do racismo no IFRS: por uma educação antirracista”. O documento completo está disponível em:

Abraços e fiquem bem!

Júlio