[Fala aí, Reitor] Confira os principais destaques da agenda de janeiro

Texto: Fala aí! Reitor.

Olá, comunidade do IFRS! Espero que estejam bem! Compartilho alguns destaques da minha agenda do mês de janeiro de 2023. Boa leitura!

Reunião de reitoras e reitores com o presidente Lula

Em janeiro, vivemos um momento histórico e que não acontecia há muito tempo: o presidente da República chamou as reitoras e os reitores das instituições públicas federais de ensino do país (Institutos e Universidades) para uma reunião no Palácio do Planalto.

O presidente Lula falou sobre as suas expectativas em relação às instituições – ressaltando principalmente o nosso papel estratégico para o desenvolvimento do país – e também assumiu o compromisso de priorizar a educação pública durante o seu mandato. Das representações dos reitores, ouviu sobre a nossa disposição em sermos protagonistas na solução dos problemas brasileiros e também as demandas que temos para que possamos executar as ações previstas para os próximos anos.

Reunião com secretária estadual de Educação

Fiz reunião com a secretária estadual de Educação, professora Raquel Teixeira, para apresentar o IFRS e discutir colaborações que podemos desenvolver com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Destaco que apresentei proposta para que os estudantes de licenciaturas das instituições públicas gaúchas (Institutos e Universidades) possam ser incluídos no programa de bolsas que o Governo do Estado está criando para incentivar e fortalecer a formação de professores, algo que muito poderá contribuir para a permanência destes estudantes nos seus respectivos cursos.

Reunião do Conselho de reitores (Conif)

O Conselho de Reitores da Rede Federal (Conif) reuniu-se em janeiro, de forma extraordinária, na nossa sede, em Brasília. O principal item da pauta e que ocupou a maior parte do tempo da reunião foi “Orçamento 2023 e Construção das agendas estratégicas para SETEC/MEC”. Também esteve em pauta: a) Apresentação do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (CGUB); b) Apresentação do Edital IF+Empreendedor; e c) Prestação de contas 2022 do Conif.

Além disso, destaco a participação do novo secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), professor Getúlio Marques Ferreira, que foi ao Conif para se apresentar e ouvir do Conselho sobre as nossas demandas prioritárias para os primeiros meses do novo Governo.

Reunião com deputadas eleitas e vereador

Tive uma agenda com as deputadas eleitas Daiana dos Santos (deputada federal), Bruna Rodrigues (deputada estadual) e o vereador de Porto Alegre Giovani Culau. A intenção da reunião foi apresentar o IFRS e as nossas muitas ações/possibilidades para o desenvolvimento de projetos específicos, com apoio dos respectivos  parlamentares.

Posse da nova Legislatura da Assembleia Legislativa do RS

Participei da posse da nova Legislatura da Assembleia Legislativa do RS (ALRS). Foram 55 deputadas e deputados empossados (muitos em primeiro mandato)  e aos quais desejamos muito sucesso para os próximos quatro anos de mandato. O IFRS segue sempre parceiro da “Casa do Povo Gaúcho”!

Abraços e fiquem bem!

Júlio