[Fala Aí, Reitor] Confira o resumo mensal da agenda da gestão da reitoria do IFRS

Olá, comunidade do IFRS!

Vamos a mais um “Fala aí, Reitor”, com alguns fatos importantes que ocorreram no IFRS e na agenda da gestão no último mês.

Implantação da Assessoria de Relações Étnico-raciais

Grande conquista para o IFRS! Iniciamos os trabalhos da Assessoria de Relações Étnico-raciais. Trata-se de um setor incumbido de fortalecer e articular as ações e programas voltados à promoção de igualdade, inclusão e diversidade, com produção de dados, palestras e oficinas. Esta era uma demanda muito antiga e que agora está atendida. Agradeço a todos que, de alguma forma, contribuíram para que este momento ocorresse. A assessoria está localizada na sala 821 do Campus Porto Alegre.

Visita ao Campus Erechim

No mês de setembro, fizemos uma visita ao nosso Campus Erechim! Passamos o dia em reuniões com a equipe da direção e com servidores. Como tem ocorrido em todos os campi, trata-se de um momento muito rico, pois as conversas e discussões sempre são em ótimo nível e altamente propositivas. A comunidade do campus está discutindo a criação de cursos na modalidade integrado, e acredito que em breve teremos esta modalidade de ensino também em Erechim. Nos deixa muito felizes ver como o campus está bonito, bem cuidado, repleto de estudantes, e que a Reitoria pode ajudar em questões que precisam de apoio nosso.

Campanha institucional contra assédio sexual e o machismo

Não posso deixar de fazer uma menção especial à bela e fundamental campanha “Isso Me Diz Respeito” promovida pelo Departamento de Comunicação do IFRS em parceria com os nossos núcleos. De forma muito oportuna e com grande sensibilidade, trouxeram à pauta institucional reflexões sobre algumas práticas que não podem mais ser toleradas e aceitas.

Reunião com União Estadual dos Estudantes

Participei de uma reunião com lideranças da União Estadual dos Estudantes no início de setembro. É muito bom ver o engajamento e o comprometimento dos estudantes com as causas da educação. Apresentamos algumas das nossas ações voltadas especificamente para os estudantes, como a criação da Diretoria de Assuntos Estudantis, e ouvimos deles pleitos importantes. Em tempo, nos dias 13 e 14 de outubro, teremos o I Encontro de Estudantes do IFRS, que ocorrerá no Campus Porto Alegre e certamente será um marco na história do nosso movimento estudantil.

Encontro de Habitats de Inovação, Incubadoras, FABLABS e projetos de inovação

Os coordenadores dos habitats de inovação do IFRS (incubadoras, FABLABS e laboratório de inovação) tiveram um encontro no Campus Bento Gonçalves. Foi uma oportunidade para esses atores da inovação no IFRS verificarem o andamento dos seus projetos, falarem sobre as dificuldades, trocarem experiências e discutirem as perspectivas para 2019. Para completar, o encontro teve o primeiro coffee-break institucional com produtos oriundos exclusivamente da agricultura familiar, incluindo orgânicos e plantas alimentícias não-convencionais (pancs). Esperamos que tenha sido o primeiro de muitos!

Reunião do Colégio de Dirigentes  (CD)

No dia 2 de outubro, tivemos na Reitoria a reunião do Colégio de Dirigentes do IFRS (CD). Como é prática deste colegiado, discutimos muitos assuntos importantes, tais como a nossa Política de Permanência e Êxito, a concepção de um plano de atividades integradas de obras e projetos, a realização de um workshop sobre internacionalização do currículo que será realizado em breve no IFRS, falamos do nosso 3º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino, entre outros temas. Destaco também a discussão de como será utilizado o recurso de investimento, recentemente liberado para o nosso Instituto. Continuaremos priorizando a elaboração de projetos e execução dos Planos de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCIs) nos campi, além de garantir que todas as unidades consigam realizar algum investimento (mobiliários, equipamentos, livros, etc) ainda em 2018. Infelizmente, o que temos para investimentos é muito menos do que precisamos, mas a Reitoria e os campi fazem sempre todos os esforços possíveis para garantir a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão no IFRS.

Outubro Rosa

No dia 1º de outubro, lançamos a campanha “Outubro Rosa IFRS – Unidos Neste Laço” em parceria com a Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves. O nosso principal objetivo é alertar a todos sobre a importância dos exames de rotina e apoiar oficialmente esta causa tão importante. O prédio da Reitoria, em Bento, até recebeu uma iluminação noturna especial e alusiva à campanha, custeada pelos colegas de gestão.

Júlio Xandro Heck

Reitor do IFRS