[Fala Aí, Reitor] Confira o resumo mensal da agenda da gestão da Reitoria do IFRS

Caríssimos colegas e estudantes do IFRS, compartilho com vocês alguns momentos importantes que aconteceram no IFRS no mês de outubro. Boa leitura!

Visita ao Campus Ibirubá

Nos dias 8 e 9 de outubro, a equipe de gestão foi à Ibirubá. Participamos de uma linda homenagem da Câmara de Vereadores ao campus. Muito legal ver o reconhecimento da comunidade ao que é feito pelo IFRS naquela cidade. Também fizemos reuniões com a equipe de gestão do campus, com servidores, estudantes e com a Diretoria do Grêmio Estudantil, que abriu suas portas para um bate-papo animado e um delicioso café da tarde.

I Encontro dos Estudantes do IFRS

Aconteceu no Campus Porto Alegre o I Encontro de Estudantes do IFRS. Sem dúvida, um momento histórico, pois marca o início de um movimento estudantil organizado institucionalmente. Vida longa ao nosso movimento estudantil! E que venham as boas lutas!

Reunião do Conif de outubro

A reunião mensal dos Conselho de Reitores dos Institutos Federais (Conif) aconteceu em Fortaleza. Na pauta, reuniões com a Setec (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica) e representantes do Ministério do Planejamento (Mpog). Os principais temas foram o orçamento dos IFs para 2019, novas vagas de docentes e técnicos, indicadores de eficiência, perspectivas para 2019 e novas normatizações de pessoal. É importante que tenhamos em mente que vivemos um momento de transição política no país e, portanto, muitas questões que nos dizem respeito ainda não estão muito claras. Imagino que em breve tenhamos encaminhamentos mais efetivos e consistentes. De todo modo, o reitores dos IFs estão atentos a tudo e sempre vigilantes na defesa das concepções dos Institutos e da educação pública.

Reunião Ordinária do Conselho Superior do IFRS – Consup

Aconteceu no dia 23 de outubro a 5ª reunião ordinária do Consup. Como de costume, muitos temas foram abordados e importantes deliberações foram tomadas. Particularmente, destaco dois itens da pauta: o primeiro foi a aprovação do Plano Estratégico de Permanência e Êxito (PEPE). Finalmente temos um documento consistente que auxiliará no diagnóstico sobre as dificuldades que nossos estudantes encontram nos seus cursos e que, principalmente,  propõe ações efetivas de permanência e êxito, bem como de combate à evasão. Outro destaque que faço é a aprovação de uma Moção em Defesa da Educação Pública e da Democracia.

Mostra Técnica do Campus Feliz

No dia 25 de outubro participei da abertura da Mostra Técnica do Campus Feliz. Auditório lotado de colegas servidores e estudantes do campus organizador e de outros campi do IFRS. Estas Mostras – tivemos eventos semelhantes em todos os nossos campi –  são momentos fundamentais para apresentarmos à sociedade o que estamos fazendo em Pesquisa – Ensino – Extensão. Entendo que seja uma espécie de “prestação de contas” e muito me orgulha ver que estamos no rumo certo.

Workshop Diversidade e Inclusão do IFRS

No final do mês de outubro aconteceu em Bento Gonçalves o Workshop de Diversidade e Inclusão do IFRS. Outro grande momento institucional!! Por dois dias, reuniram-se dezenas de servidores, estudantes e representantes da comunidade externa para discutir estratégias para inclusão, permanência e êxito dos estudantes beneficiados das ações afirmativas do IFRS. Os temas principais foram a atenção aos estudantes com necessidades especiais, a valorização étnico-racial, o combate à homofobia, ao sexismos e todas as formas de discriminação. Mais uma vez, é o IFRS na vanguarda destas questões!!

Jogos dos Estudantes dos Institutos Federais – Fase final

Fortaleza foi a sede da etapa nacional dos Jogos dos Estudantes dos Institutos Federais. O IFRS foi representado por uma equipe de futsal masculino e uma de volêi de praia, também masculino. Participei da cerimônia de abertura e foi emocionante assistir ao desfile da nossa delegação. E os nossos meninos fizeram bonito e nos encheram de orgulho: terceiro lugar no futsal e quarto no volêi de praia! Ano que vem tem mais!

Retomada de obras paralisadas, PPCIs e acessibilidade

Nos últimos dias conseguimos retomar duas importantes obras que estavam paralisadas:  a obra do acesso ao Campus Rolante e um prédio que abrigará inúmeros laboratórios no Campus Ibirubá. Também cabe destacar o esforço que está sendo feito para a conclusão dos projetos e  execução dos Planos de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCIs) em diversos campi. Por fim, merece destaque a finalização do processo de compra de elevadores e plataformas de acessibilidades nos campi Alvorada, Bento Gonçalves, Rolante, Vacaria, Ibirubá, Rio Grande e Veranópolis. Nesses casos citados, exalto o trabalho conjunto realizado pela Diretoria de Planejamento e Obras (DPO) e Diretoria de Licitações e Contratos (DLC).

Até a próxima!

Júlio Xandro Heck