Fala aí, Reitor! Confira o que foi destaque na agenda de fevereiro

Texto: Fala aí! Reitor.

Olá, comunidade do IFRS. Com vocês um resumo das minhas principais agendas/eventos do mês de fevereiro de 2024.

Boa leitura!

Posse dos novos Diretores-gerais e apresentação da equipe de gestão da Reitoria

Foi realizada no último dia de fevereiro a cerimônia de posse dos diretores-gerais dos 17 campi da instituição, a apresentação da nova equipe de gestão da Reitoria e o ato simbólico de recondução ao cargo de reitor. A solenidade ocorreu na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves. Servidores do IFRS, familiares dos dirigentes, reitores de outras instituições, autoridades e entidades sindicais presenciaram o evento.

Reuniões com novas equipes diretivas dos campi

Ao longo das últimas semanas realizei reuniões de trabalho, separadamente, com os diretores-gerais eleitos e suas respectivas equipes de gestão para o período 2024 – 2028 dos campi Rolante, Canoas, Porto Alegre e Viamão. Momentos para ouvir as demandas, conhecer melhor os programas de gestão e discutir o planejamento das unidades.

Inaugurações

Tivemos duas inaugurações no mês de fevereiro, ambas de estruturas fundamentais e que serão muito utilizadas em dois dos nossos campi: quadra poliesportiva coberta de Osório (a nona inaugurada em cinco anos) e Laboratório de Solos da Restinga.

Agendas em Brasília

Tive dois dias intensos em Brasília, com alguns momentos a destacar:  1. juntamente com a nova diretoria do Conif, participamos de reunião com o Secretário da Setec, Getúlio Marques Ferreira e sua equipe, na qual tratamos de diversos assuntos de interesse da Rede Federal; 2. na sede do Conif, reunião da nova diretoria do Conselho para planejarmos as pautas e ações para o ano de 2024; 3. reunião-almoço das diretorias do Conselho de Reitores da Rede Federal (Conif) e do Conselho de Reitores das Universidades Federais (Andifes).

Aula inaugural do nosso primeiro curso técnico regular EaD

Participei do evento de abertura do  primeiro curso técnico regular oferecido pelo IFRS na modalidade EaD. Trata-se do curso técnico subsequente em “Multimeios Didáticos” do Campus Osório.

Formatura de cursos técnicos integrados  – Campus Feliz

Participei de uma linda solenidade de formatura dos cursos técnicos  integrados ao ensino médio do nosso Campus Feliz. Dezenas de estudantes formados e famílias orgulhosas e felizes.

Evento na Assembleia Legislativa do RS

Participei de um evento muito importante na Assembleia Legislativa do RS: o lançamento do Observatório da Educação Pública no Rio Grande do Sul. O levantamento é o primeiro do estado a analisar, em números e gráficos, os resultados educacionais aferidos pelos diversos sistemas de ensino.

Para finalizar, compartilho que, no dia 14 de fevereiro (com efeitos para 18/02), foi publicado o decreto presidencial que me reconduziu por mais quatro anos ao cargo de reitor do IFRS, cargo que já exerço com muita honra há mais de cinco anos.

À comunidade do IFRS o meu respeito, o meu muito obrigado pela confiança, o meu compromisso com a defesa insistente das nossas causas e a certeza de que farei o meu melhor pelo IFRS. De minha parte, a motivação e a alegria para exercer esse cargo tão importante estão absolutamente renovadas e fortalecidas!

Vida longa ao Instituto Federal do RS.

Fiquem bem e um grande abraço

Júlio