[Fala aí, Reitor!] Confira o que foi destaque em dezembro de 2018 na agenda do reitor

Olá colegas e estudantes do IFRS. Segue nosso primeiro “Fala aí, Reitor” do ano, com os acontecimentos de dezembro de 2018 no IFRS. Aproveito para desejar a toda nossa comunidade um feliz e próspero 2019. Que o IFRS siga sua bela trajetória e possa estar cada vez mais presente na sociedade gaúcha, transformando vidas e contribuindo com o desenvolvimento das regiões.

Cerimônia de entrega do Prêmio Jovem Cientista

Na categoria Ensino Médio, a nossa aluna do Campus Osório Juliana Davoglio Estradioto recebeu o prêmio Prêmio Jovem Cientista 2018 do CNPq referente ao primeiro lugar, para orgulho de todos nós. Cerimônia ocorreu em dezembro, em Brasília. Também cabe destaque ao estudante Leonardo Silva de Oliveira, do IFCE, terceiro lugar na mesma categoria da Juliana. São os Institutos Federais formando as próximas gerações de cientistas brasileiros.

Eventos “Servidor 10 Anos”

No último mês de 2018, realizamos três eventos em homenagem aos servidores com 10 anos ou mais de dedicação ao serviço público (a maioria “fundadores” do IFRS). A primeira homenagem ocorreu no Campus Bento, para servidores dos campi da Serra. A segunda foi em Porto Alegre (homenagem aos servidores da região metropolitana), e a terceira ocorreu em Rio Grande. Em março próximo, no Campus Sertão, serão homenageados os servidores dos campi do norte do Estado. Agraciamento justo a quem muito fez e faz pela educação pública!

Aniversário do IFRS e dos Institutos Federais – 10 anos

Em 29 de dezembro, o IFRS (e todos os IFs do Brasil) completou 10 anos. Uma década de ensino público, gratuito e de muita qualidade. São 10 anos transformando vidas e colaborando para a construção de uma sociedade melhor e mais justa. Viva o IFRS! Viva os Institutos Federais! Viva a educação pública!

Homenagens nas Câmaras de Vereadores

Ao longo do mês de dezembro, várias câmaras de vereadores de municípios onde temos campi prestaram homenagens aos 10 anos do IFRS e de todos os Institutos Federais. Ocorreram em Vacaria, Caxias, Alvorada, Rio Grande, Viamão e Erechim.

Conselho Superior (Consup)

No dia 11 de dezembro, no Campus Porto Alegre, tivemos a última reunião ordinária do ano de 2018 do nosso Conselho Superior (Consup). Vários foram os temas discutidos e deliberados. Recomendo o acesso ao link para conhecer o que foi tratado (https://ifrs.edu.br/institucional/consup/). Destaco, em especial, a aprovação do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019 – 2023 (PDI), documento importante do nosso IFRS e que foi construído com ampla participação de toda nossa comunidade. O PDI aponta os rumos e caminhos institucionais a serem seguidos no próximo quinquênio (2019 – 2023) e, simplificadamente, qual IFRS queremos para o futuro!

Visita ao Campus Rio Grande

Em sequência às nossas visitas aos campi, em dezembro fomos ao nosso campus mais ao sul do Estado, Rio Grande. E foram muitas emoções durante a visita: homenagem à Furg pela parceria e o apoio na implantação do IFRS – Rio Grande, inauguração da galeria de Diretores do Campus (Galeria Osvaldo Casares Pinto), homenagem aos “servidores 10 anos” e sessão na Câmara de Vereadores pelos 10 anos do Campus Rio Grande do IFRS (ex CTI da Furg). E, para finalizar, a já tradicional e sempre muito produtiva reunião com os servidores do campus.

Instalação do GT Assédio Moral

Iniciaram-se em dezembro as atividades do Grupo de Trabalho instituído pelo nosso Conselho Superior que irá elaborar, à luz da legislação vigente, uma proposta de Política Institucional contra o Assédio, a qual contemplará diagnóstico e ações de prevenção e combate ao assédio moral no âmbito do IFRS. O GT é formado por colegas da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), membros do Consup e representantes dos sindicatos.

Reuniões com os Núcleos

Na última semana de dezembro, ocorreram as reuniões da Assessoria de Ações Afirmativas, Inclusivas e de Diversidade com os diferentes Núcleos dos nossos campi:  Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Napnes), Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabis) e Núcleos de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepgs). Foram momentos para avaliarmos as ações de 2018 e planejarmos o ano de 2019.

Reunião mensal do Conif

Na primeira semana de dezembro, ocorreu a reunião mensal do reitores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Os principais temas discutidos foram: planejamento para 2019 do ProfEPT (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica), os jogos da Rede Federal de 2019, a implantação de um programa de mobilidade nacional para estudantes da Rede Federal, apresentação da Escola do Trabalhador por parte do Ministério do Trabalho e Emprego e discussões sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional e Tecnológica. Além disso, houve a eleição da nova diretoria do Conif para o ano de 2019. Com chapa única, foi eleito o professor Jerônimo Rodrigues da Silva, do Instituto Federal de Goiás (IFG).

Reunião com sindicato: Sinasefe

Recebemos, a exemplo que já vem acontecendo desde o início da gestão,  a nova diretoria do Sinasefe, recentemente eleita e empossada. Uma ótima reunião, cujas pautas principais foram: apresentação da nova diretoria executiva do Sinasefe Seção Sindical Bento Gonçalves; campanha em Defesa da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; diálogo entre Sindicato e Gestão; apoio da Gestão para que possamos promover formação política e sindical em horários diferenciados; e defesa da liberdade de cátedra (por uma escola sem mordaça).

E assim terminamos 2018. Em 2019 tem mais! Até lá!

Júlio Xandro Heck