[Fala aí, Reitor] Confira a agenda de outubro

Banner com a frase: Fala aí! Reitor.

Confira o “Fala aí, Reitor”, texto mensal no qual o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, faz um resumo dos principais compromissos do mês. Abaixo, a edição de outubro de 2020:

“Olá, colegas servidores e estudantes do IFRS. Compartilho com vocês algumas das minhas agendas no mês de outubro. Boa leitura.

Lançamento do INTEGRA – Portal da Inovação do IFRS

Tivemos o lançamento oficial do Integra – Portal de Inovação do IFRS, que reúne informações sobre produtos, serviços, infraestrutura, parcerias e conhecimentos dos servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). O Integra visa apresentar resultados e possibilidades à comunidade, a fim de estimular parcerias que promovam seu desenvolvimento socioeconômico sustentável, uma das missões dos Institutos Federais (IFs). A ferramenta atua também na gestão das inovações produzidas nas 18 unidades do IFRS (17 campi e Reitoria), ao unificar e facilitar a busca pelos dados.

Curso de “Diversidade e Inclusão na Educação” e  Revista “Plural” do IFRS.

Participei de dois lançamentos muito bacanas em um mesmo evento: o curso de “Diversidade e Inclusão na Educação” e da Revista “Plural” do IFRS. Tanto o curso quanto a revista são instrumentos fundamentais para que o IFRS possa discutir e aprofundar estes temas.

Reunião – Bancada Federal do Rio Grande do Sul

Representei os Institutos Federais do RS na reunião da bancada federal gaúcha (deputados e senadores). Apresentamos nossa proposta conjunta para recebermos uma emenda da bancada em 2021.  A idéia, em sendo contemplados, é utilizar os recursos da emenda de bancada na aquisição de equipamentos e mobiliários para os campi dos três Institutos do RS.

Reuniões do Colégio de Dirigentes do IFRS

Tivemos duas reuniões do Colégio de Dirigentes (CD) no mês de outubro. Como sempre, são muitos os temas tratados e as discussões muito importantes para um melhor funcionamento da nossa Instituição, mas destaco neste mês as questões referentes aos temas de orçamento 2021 e as discussões sobre o próximo Processo Seletivo de ingresso discente.

Reunião do Conselho de Reitores da Rede Federal – Conif

Foram realizadas duas reuniões Conif. Entre os principais temas tratados, destaco as participações do novo Secretário  da Setec/MEC,  Wandemberg dos Santos e do presidente da Capes,  Benedito Aguiar, ambos tratando de temas relativos às nossas instituições; a elaboração da campanha em defesa de um orçamento justo para a educação para 2021 e a deflagração do processo de  eleição da nova diretoria do Conselho.

III Ciclo de Palestras Políticas Públicas em Educação Básica e Profissional

Ministrei a palestra “Perspectivas e Desafios da Educação Profissional” para os estudantes e professores do curso de Especialização em Educação Básica e Profissional do Campus Osório, durante o III Ciclo de Palestras do curso. Foi um ótimo momento de compartilhamento de experiências e de boas discussões.

Reunião ordinária do Consup

No dia 27 de outubro foi realizada a 5a  Reunião Ordinária do Conselho Superior (Consup) do IFRS. Como de costume, tivemos uma pauta extensa, mas eu vou destacar a aprovação da  Política Institucional de Prevenção e Combate ao Assédio no IFRS, um marco para a história do nosso Instituto. Mais informações sobre esta reunião em: https://ifrs.edu.br/institucional/consup/

Abertura do evento de “Arte e Cultura em Rede”

Tivemos a abertura do Arte em Rede: Tramas e Conexões,  evento on-line, que tem promoção conjunta dos IFs Farroupilha (IFFar), do Rio Grande do Sul (IFRS) e Sul-rio-grandense (IFSul) e está organizado para refletir sobre arte e cultura. A palestra de abertura foi ministrada pela filósofa Márcia Tiburi e foi excelente.

Posse coletiva de docentes

No dia 30 de outubro tivemos a cerimônia  de posse coletiva de oito docentes que agora passam a integrar os quadros do IFRS. A eles nosso desejo de boas-vindas e que sejam muito felizes aqui conosco.

Por hora, é isso.

Um grande abraço e fiquem bem!

Júlio”