[Fala aí, Reitor] Confira a agenda de junho de 2019

Olá, colegas servidores e estudantes do IFRS! Compartilho com vocês o nosso “Fala aí, Reitor”. Aqui, vocês ficam sabendo um pouquinho da agenda do reitor do IFRS no mês de junho.

IFRS recebeu Prêmio de Instituição Inclusiva 2019

O nosso IFRS recebeu o prêmio “Instituição Inclusiva 2019”, concedido pela Associação Nacional dos Educadores Inclusivos (Anei). É o reconhecimento de um trabalho maravilhoso realizado há muitos anos e que se aprimora a cada dia. Com certeza é motivo de orgulho para toda nossa comunidade.

Visita aos campi Viamão e Canoas

No mês de junho, tivemos duas visitas da gestão aos campi Viamão e Canoas. Em ambos, tivemos momentos de reuniões com as equipes diretivas, servidores e estudantes. É assim que avançamos e melhoramos cada vez mais o nosso IFRS com diálogo e escuta.

Entrega da Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa do RS para a nossa ex-aluna Juliana Estradioto

Com grande satisfação e orgulho, participei da entrega da Medalha da 55ª Legislatura da AL-RS para a nossa ex-aluna Juliana Davoglio Estradioto. A linda e justa homenagem à Juliana deveu-se aos inúmeros prêmios nacionais e internacionais conquistados por ela com os seus projetos inovadores e de desenvolvimento tecnológico, orientados pela professora Flávia Twardowski. Lembrando que a Juliana foi nossa aluna do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do Campus Osório.

Conif – Junho

Foi realizada em Brasília, no início do mês de junho, a reunião mensal do Conselho de Reitores (Conif). Da pauta, o principal momento foi o encontro com o secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), no qual tratamos de temas que nos afetam diretamente: orçamento, vagas de professores e técnicos, documentos que estão em revisão e elaboração. Durantes os três dias de reunião, tratamos sobre eventos da nossa rede, reunião com colegas da Advocacia Geral da União, discutimos uma série de encaminhamentos sobre o Mestrado Profissional em Educação, Profissional e Tecnológica (Profept) e também iniciamos as discussões sobre a matriz orçamentária para 2020 (Matriz Conif).

Reunião com secretário da Setec

Aproveitamos a estada em Brasília, no início de junho, para fazer uma reunião com o secretário da Setec, Sr. Ariosto Culau. Pelo IFRS, participaram da reunião a pró-reitora de administração, Tatiana Weber e eu, Júlio. Foi uma oportunidade para apresentarmos ao secretário uma série de questões e angústias do IFRS, incluindo: orçamento, possibilidades de expansão dos nossos campi, obras que precisam ser realizadas e a necessidade urgente por profissionais para atendimento educacional especializado. O secretário apropriou-se das nossas demandas e comprometeu-se com elas.

Capacitação das Comissões de Heteroidentificação

Participei da abertura da Capacitação das Comissões de Heteroidentificação do IFRS, no Campus Porto Alegre. Muito gratificante ver que, graças a uma trabalho sério e comprometido, hoje somos referência na correta e justa aplicação da lei das cotas.

Reunião com o reitor da PUC-RS

Tivemos uma excelente reunião com o reitor da PUC-RS, Irmão Evilásio Teixeira. Foi um momento de reafirmar e reforçar parcerias atuais e também de planejar colaborações futuras.

Reunião Ordinária do Consup

No dia 24 de junho, no Campus Porto Alegre, ocorreu a 3ª Reunião Ordinária do ano. Pauta extensa e com vários temas de interesse foram tratados. Recomendo acesso ao link (https://ifrs.edu.br/institucional/consup/pautas/) para mais detalhes. Meu destaque desta reunião vai para a aprovação da Política Institucional para os Cursos de Ensino Médio Integrado, mais um documento norteador para as nossas ações institucionais e que reafirma nossas convicções.

Reunião com sindicato – Assufrgs

Em junho, fizemos uma reunião com os colegas da Assufrgs, na qual assinamos um “Termo de Acordo de Reposição de Trabalho”, instrumento fundamental para o nosso instituto, em que o sindicato assume o compromisso em “garantir a reposição de todo trabalho represado nos período nas quais as paralisações ocorreram, com objetivo de restabelecer o atendimento pleno do interesse público, garantindo por negociação a superação e resolução de eventuais conflitos”.

Entrega do “Prêmio Conif de Jornalismo”

No dia 27 de junho, ocorreu na Reitoria do IFRS a entrega do troféu e do certificado da 1ª edição do Prêmio Conif de Jornalismo para o repórter Felipe Machado, da Rádio Difusora 890, de Bento Gonçalves-RS. A premiação, na categoria Rádio, foi conquistada com a reportagem “Abelhas do Bem”, que abordou o projeto de mesmo nome do Campus Bento Gonçalves.  O 2º Prêmio Conif de Jornalismo já está com inscrições abertas

Festa Junina da Reitoria

No final do mês de junho, tivemos na Reitoria uma animada Festa Junina. Foi uma oportunidade de integração, de alegria e de celebrar a boa relação com os colegas de trabalho.

Até mais,

Um grande abraço,