[Fala aí, Reitor] Confira a agenda de janeiro

Banner com a frase: Fala aí! Reitor.

Confira o “Fala aí, Reitor”, texto mensal no qual o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, faz um resumo dos principais compromissos do mês. Abaixo, a edição de janeiro de 2021:

Olá colegas servidores e estudantes do IFRS. Com vocês, algumas das minhas agendas do mês de janeiro.

Live de Acolhida para estudantes do Campus Restinga

Tivemos uma belíssima live de acolhida aos estudantes do Campus Restinga em janeiro, quando da volta para o segundo ciclo de APNPs. Professores, técnicos e estudantes muito empolgados e animados com o retorno às aulas, apesar das distâncias e da falta de abraços.

Sessão solene de transmissão de cargo de reitor da Furg

Participei da emocionante cerimônia virtual de posse do novo reitor da Furg, professor Danilo Giroldo. Desejamos todo sucesso ao reitor e à equipe da nova gestão da Furg.

Reunião do Conselho Regional do Senac-RS

Participei, na condição de representante indicado pelo Ministério da Educação, da reunião ordinária do Conselho do Senai-RS. São reuniões nas quais são tratados temas de interesse do Senai, e o MEC, via de regra, indica reitores para ser o seu representante nestes Conselhos. São oportunidades importantes de conhecer mais sobre outras instituições e, também, de apresentar os Institutos e prospectar novas parcerias.

O ano de 2021 não começou nada fácil para as instituições federais de ensino do Brasil. Como a Lei Orçamentária Anual (LOA) ainda não foi aprovada pelo Congresso Nacional, ainda não recebemos a totalidade do orçamento a que temos direito. Os recursos que  chegaram são insuficientes para que sejam pagas todas as  despesas mensais necessárias para o nosso funcionamento. E isso inclui a falta de recursos para pagamentos da Assistência Estudantil, aquela que é, sem dúvida, a mais importante política de permanência e êxito da nossa instituição (mais informações sobre assistência estudantail aqui: https://ifrs.edu.br/comunicado-aos-estudantes-do-ifrs-sobre-os-auxilios-estudantis/).

Ou seja, o cenário orçamentário, que já era muito ruim, por conta da diminuição significativa de orçamento em relação a 2020, fica ainda pior. Mas estamos dedicando todos nossos esforços para tentar encontrar as soluções possíveis. E o  Conselho de Reitores da Rede Federal (Conif) também está permanentemente atento a estas questões.

Um grande abraço e fiquem bem.

Júlio