[Fala aí, Reitor] Confira a agenda de dezembro

Banner com a frase: Fala aí! Reitor.

Confira o “Fala aí, Reitor”, texto mensal no qual o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, faz um resumo dos principais compromissos do mês. Abaixo, a edição de dezembro de 2020:

Olá colegas servidores e estudantes do IFRS, compartilho com vocês algumas das minhas agendas do mês de dezembro de 2020. Boa leitura!

5º salão de pesquisa, extensão e ensino IFRS

Em dezembro o IFRS realizou o seu  5º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino, sob o tema  “Conectados pela Ciência”. Foram mais de quinhentos trabalhos apresentados, quase mil estudantes e servidores, de todas nossas unidades (Reitoria e campi). Fiquei muito emocionado e alegre ao ver a qualidade dos projetos desenvolvidos na nossa instituição. Em tempos nos quais a ciência é colocada em xeque, o maior evento institucional do IFRS reinventou-se e mostrou, mais uma vez, o quanto a educação pública muda a sociedade e a vida das pessoas.

III Encontro Estadual da EJA/EPT

Participei da abertura do III Encontro Estadual da EJA/EPT. Trata-se de um evento muito importante, pois proporciona ricos espaços de discussões e compartilhamento de experiência entre as várias instituições que se dedicam à Educação de Jovens e Adultos no Rio Grande do Sul.

10 anos do PET – IFRS

Os três grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) do IFRS completaram dez anos de criação e comemoraram a data com um evento, de 09 a 11 de dezembro. Participei da abertura e testemunhei a alegria dos professores e estudantes envolvidos neste belíssimo projeto.

Reunião com o Colegiado da CPPD – IFRS

No dia 1º de dezembro participei de uma reunião com o Colegiado da nossa Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) para tratarmos de questões referentes à carreira dos professores. O ponto principal foi a nova Portaria que regulamenta as atividades docentes (Portaria MEC 983/2020) e cujas discussões no IFRS acontecerão nos próximos meses.

Reunião do Colégio de Dirigentes (CD)

Em dezembro tivemos uma reunião do Colégio de Dirigentes (CD) do IFRS. Os principais pontos de pauta foram a apresentação do Regulamento Geral do Núcleo de Memória do IFRS, informes das reuniões do Conif e também discussões sobre o andamento das atividades administrativas e pedagógicas no IFRS.

Reuniões do Conif

No mês de dezembro o Conif reuniu-se duas vezes.  Dentro os assuntos em pauta, cabe destaque especial  para eleição da nova diretoria executiva do Conselho. Foi eleita presidente, para a gestão 2021, a professora Sônia Fernandes, Reitora do IF Catarinense. Também foram tratadas questões referentes ao ProfEPT; sobre as Portarias 1030 e 1038 do MEC, que tratam do retorno das atividades presenciais nas instituições de ensino; diploma digital; campanha publicitária sobre o orçamento 2021; Fundeb; assinaturas de convênios; cronograma de reuniões do Conif para 2021; informes das Câmaras do Conif; dentre outras.

Reunião Ordinária do Consup

Aconteceu em 15 de dezembro a 6ª e última reunião ordinária do Consup IFRS de 2020. A reunião durou 5 horas e teve que ser encerrada sem que todos os temas em pauta fossem apreciados, por conta das limitações regimentais.  Destaco os encaminhamentos sobre a alteração na forma de ingresso do Processo de Ingresso Discente a ser realizado no primeiro semestre de 2021, devido a pandemia de Covid-19; a alteração na Resolução das APNPs, de forma a permitir uma maior oferta de carga horária para estudantes formandos;  e a aprovação do Plano de Ação do IFRS para 2021. Mais informações em:

Doze anos dos IFs

No dia 29 de dezembro comemoramos os 12 anos de criação dos Institutos Federais e esta edição do “Fala aí, Reitor” não poderia terminar sem uma menção especial a esta data tão importante. São 12 anos de desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão alinhados às realidades locais,  de busca por soluções para os problemas da sociedade e de uma educação pública, de qualidade, inclusiva, emancipadora e socialmente referenciada. Vida longa aos Institutos Federais!

Por fim, quero agradecer à comunidade do IFRS por tudo que vivemos em 2020. Foi um ano intenso e muito difícil. Agradeço a todos e todas pelo engajamento, pela compreensão e pela dedicação. Apesar das dificuldades, avançamos muito e consolidamos o IFRS como protagonista em muitas ações e projetos! Aproveito para compartilhar com vocês duas matérias que mostram um pouco do que foi o ano de 2020 no IFRS:

Desejo que tenhamos um 2021 muito melhor do que foi 2020,  que o novo ano nos traga boas notícias e que renove as nossas esperanças em um mundo melhor.

Abraços e fiquem bem.

Júlio