[Fala aí, Reitor] Comprovante de vacinação no IFRS, Servidor 10 anos e outros eventos e reuniões na agenda de outubro

Banner com a frase: Fala aí! Reitor.

Olá comunidade do IFRS! Com vocês, alguns destaques da minha agenda do mês de outubro. Boa leitura!

Comprovante de vacinação para ingresso nas unidades do IFRS

Conforme Portaria assinada por mim no dia 29 de outubro (Portaria 456/2021), o IFRS passará a exigir o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para ingresso em suas unidades.  É  mais uma medida para ampliar a proteção da comunidade acadêmica, contribuindo para a retomada gradual de atividades presenciais. Trata-se de uma decisão técnica, devidamente amadurecida, planejada e com a qual esperamos oferecer ainda mais segurança à nossa comunidade. A obrigatoriedade entrará em vigor em 29 de novembro de 2021 e é válida para servidores, estudantes, trabalhadores terceirizados, estagiários e comunidade externa.

Visita aos campi Bento Gonçalves e Farroupilha

Fiz visitas aos campi Bento Gonçalves e Farroupilha para acompanhar a implantação das “atividades híbridas” nessas duas unidades. Foi um momento importante e emocionante, que serviu para reencontrar nossos estudantes e também para verificar a implantação dos nossos protocolos de retorno seguro.  Está tudo sendo feito ao seu tempo, gradualmente, em escalas, com muito planejamento e seguindo todos os melhores protocolos.

Homenagem “Servidor 10 anos IFRS”

No mês de outubro aconteceram, nos campi,  homenagens aos servidores do IFRS que estão completando 10 anos de serviço público. Participei das cerimônias virtuais dos campi Viamão e Osório. Mas aproveito para parabenizar todos os servidores do IFRS pela passagem do Dia do Servidor Público. Minha homenagem e reconhecimento àqueles que tanto fazem pela educação e pelo desenvolvimento do país.

Visita ao Campus Canoas

Estive no Campus Canoas acompanhando uma comitiva do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). Por ocasião da visita, o TCE efetivou a doação de 40 computadores ao campus e também conversamos sobre projetos e parcerias futuras.

Reunião sobre o Censo Demográfico – IBGE

A pedido do IBGE, fizemos uma reunião para conhecer um pouco sobre os preparativos para o Censo Demográfico que se iniciará nos próximos meses.  Além disso, também recebemos do IBGE  a solicitação de apoio logístico e operacional para a realização do Censo. Certamente o IFRS tem muito a contribuir e, na medida das nossas possibilidades, daremos total apoio para essa tarefa tão importante que o IBGE tem pela frente.

Abertura do VI Fórum de Ações Afirmativas das Instituições Federais da Região Sul

Participei da abertura do VI Fórum das Ações Afirmativas das Instituições Federais da Região Sul e me coube falar em nome de todos os reitores e reitoras das instituições participantes, já que o IFRS foi a instituição sede desta edição. O objetivo do evento foi refletir sobre avanços nas políticas de ações afirmativas das instituições federais de ensino superior do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.

Reunião do Conselho de Reitores (Conif)

No mês de outubro tivemos duas reuniões do Conif. Em pauta: a) participação do secretário da Setec, Tomás Sant’Ana e demais colegas da Secretaria, para tratar de assuntos referentes a orçamento e reordenamento da Rede Federal; b) elaboração de matriz para distribuição de orçamento para as instituições da Rede Federal; c) apresentação das atividades da Diretoria no ano de 2021; e outros assuntos gerais.

Reunião do Colégio de Dirigentes (CD)

Em outubro realizamos uma reunião do Colégio de Dirigentes do IFRS (CD – IFRS). Em pauta: a) os informes do Conif; b) os editais do fomento interno do ensino, pesquisa e extensão para 2022; c) avaliação de cenário da Pandemia Covid-19, e assuntos gerais.

Reunião dos reitores das instituições  públicas de ensino superior do RS

Mais uma vez, como temos feito com frequência nos últimos meses, realizamos uma reunião com o grupo de reitores e reitoras das instituições públicas de ensino superior do RS. Em pauta, o compartilhamento de experiências e ações referentes ao período pandêmico  e o alinhamento de  procedimentos para os próximos meses.

Reunião com PFDC – MPF

Fizemos uma reunião com a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (PFDC – MPF) para tratar de questões referentes ao funcionamento do IFRS no período pandêmico e das ações para a retomada segura das atividades letivas presenciais. A reunião serviu para – além de tratarmos de um Inquérito Civil que está em curso –  apresentarmos o planejamento institucional para os próximos meses. Reunião muito boa e que nos deixou absolutamente convictos quanto às decisões tomadas até aqui.

Por ora, é isso! Abraços e fiquem bem!

Júlio