Início do conteúdo

[Fala aí, Reitor] Agenda de março foi marcada por importantes reuniões e eventos


Banner com a frase: Fala aí! Reitor.

Olá colegas servidores e estudantes do IFRS. Compartilho com vocês algumas das minhas agendas do mês de março de 2021. Boa leitura!

Conversa com os servidores da Reitoria

Realizamos uma conversa virtual com todos os servidores da Reitoria. A intenção foi fazer uma apresentação sobre algumas das nossas atividades ao longo deste último ano pandêmico e também “rever” os colegas, mesmo que de modo virtual. Foi uma oportunidade de apresentar as muitas ações e trabalhos realizados e perceber o quanto avançamos, apesar das limitações que o período nos impõe.

Abertura 10ªMoExP do Campus Osório e da Mostra Técnico-Científica do Campus Bento Gonçalves

Participei da abertura destes dois eventos muito importantes, realizados pelos Campi Osório e Bento Gonçalves. Eventos como estes são oportunidades de o IFRS mostrar o que fazemos e o quanto somos fundamentais para os territórios onde estamos inseridos, além de proporcionar momentos de compartilhamento de experiências e projetos entre servidores, estudantes e comunidade externa.

Reunião com a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e União dos Estudantes do IFRS

Participei de uma reunião com representantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e da União dos Estudantes do IFRS. Os representantes do movimento estudantil solicitaram nosso apoio para eventos que serão organizados por eles ao longo do ano. Também aproveitamos a oportunidade para falar sobre o cenário orçamentário e outras questões que afetam os nossos estudantes.

Reunião dos reitores de instituições públicas de ensino superior com o governador

Participei, juntamente com outros reitores de Universidades públicas e Institutos Federais do RS, de uma reunião com o governador do estado, Eduardo Leite. A oportunidade serviu para apresentarmos ao governador as nossas contribuições institucionais para o momento pandêmico e também para tratarmos de novas ações de combate e enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Sessão Solene de recondução da Reitora da Ufcspa

Com  alegria e satisfação participei da sessão solene de recondução das professoras Lúcia Pellanda e Jenifer Saffi aos cargos de Reitora e Vice-reitora, respectivamente, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Foi um momento especial, pois não deixa de ser uma celebração da democracia nas instituições federais de ensino. 

Reunião do Colégio de Dirigentes (CD) do IFRS

No mês de março realizamos uma reunião do Colégio de Dirigentes (CD) do IFRS. As pautas principais foram: a) Mapeamento de demandas de infraestrutura dos campi; b) discussões sobre o fomento interno para o Ensino, Pesquisa e Extensão para o ano 2021 e encaminhamento de editais; c) a apresentação das possibilidades e perspectivas para a curricularização da extensão no Instituto e d) informes das Pró-reitorias, Gestão de Pessoas e do Conif.

Reuniões do Conselho de Reitores – Conif

Durante o mês de março tivemos três reuniões do Conif. Como sempre acontece, são muitas pautas e temas em discussão, mas eu destaco alguns: a) orçamento da rede federal para 2021; b) contratação de profissionais de nível superior para atendimento especializado a estudantes com deficiência; c) ações de internacionalização da Rede; d) relatos sobre reuniões entre Conif e Setec/MEC, Capes e Inep; e) discussões sobre o Sinaes e o “Novo” Marco Regulatório da Educação Superior no Brasil”. Também destaco a participação de representantes da Setec/MEC em uma das reuniões do Conif para tratarmos de questões referentes á orçamento e provimentos, e códigos de vaga de servidores.

Reunião Ordinária do Conselho Superior do IFRS – Consup

No dia 2 de março aconteceu a 1ª reunião ordinária do Conselho Superior de 2021. Destaco a aprovação do Regulamento Geral do Núcleo de Memória do IFRS, núcleo que terá papel fundamental na preservação da memória da nossa instituição. Mais informações podem ser conferidas em:

https://ifrs.edu.br/institucional/consup/pautas/

Reunião Especial do Conselho Superior do IFRS – Consup

Realizamos uma reunião “Especial” do nosso Conselho Superior. A pauta foi única: apreciação de proposta de novo regimento interno do Consup. A proposta do regimento foi aprovada e está disponível em:

https://ifrs.edu.br/documentos/resolucao-no-025-de-23-de-marco-de-2021-aprova-as-alteracoes-do-regimento-interno-do-consup-ifrs/

Evento de lançamento da Página de Publicações do IFRS e do Edital de fomento a produtos bibliográficos

Participei do lançamento da Página de Publicações do IFRS e do lançamento do edital anual de fomento a produtos bibliográficos do IFRS. A página, que ficará hospedada no site do IFRS e reunirá ebooks de autoria ou organização de servidores da instituição, foi lançada em um evento on-line que apresentou os 13 primeiros livros que ocuparão essa “estante virtual”. As obras estarão disponíveis para download gratuito. No mesmo evento também foi detalhado o novo edital de fomento, que está com inscrições abertas para os servidores interessados em também lançarem suas obras.

Reunião com os reitores das Universidades públicas e Institutos Federais do RS

Participei de uma reunião dos reitores dos três Institutos Federais do Rio Grande do Sul  (IFRS, IFFar e IFSul) com  reitores e/ou Pró-reitores  de algumas das Universidades públicas do RS para solicitar que haja prorrogação de prazo, por parte destas universidades, quanto à data para apresentação de certificação comprobatória de conclusão do Ensino Médio para alunos aprovados nos seus respectivos vestibulares/processos seletivos. Os reitores das universidades presentes mostraram-se sensíveis ao pleito e dispostos a estudar alternativas para o caso, na medida das possibilidades e cronogramas de cada uma. 

 

Por fim, no mês que passamos de 300 mil vidas perdidas por conta da pandemia da Covid-19, quero expressar, mais uma vez, a nossa solidariedade às famílias de todos os brasileiros que perderam pessoas queridas por conta da Covid-19, em especial aos servidores e estudantes do IFRS. A estes, nossos sentimentos e solidariedade. 

Cuidem-se e fiquem bem! Grande abraço,

Júlio

Fim do conteúdo