[Fala aí, Reitor] Agenda de maio foi marcada por importantes reuniões e eventos

Olá colegas servidores e estudantes do IFRS. Com vocês, o “Fala aí, Reitor”, com alguns destaques da minha agenda no mês de maio.

Lançamento do Programa de Egressos do IFRS

Participei do aguardado lançamento do Programa de Acompanhamento de Egressos do IFRS. Trata-se de um programa que tem por objetivo estabelecer as orientações para fins de acompanhamento e manutenção do vínculo institucional com os egressos do IFRS. O lançamento foi um momento gratificante e motivador, pois tivemos a participação de egressos que deram o seu depoimento e relataram o quanto o IFRS foi um divisor de águas nas suas formações acadêmica e humana.

Formatura – Campus Vacaria

Participei da cerimônia de certificação dos cursos técnicos integrados ao ensino médio de Agropecuária e de Multimídia, ambos do Campus Vacaria do IFRS. Um momento de emoções e alegrias!! Oportunidade para celebrar o encerramento de uma fase importante na vida dos nossos estudantes.

Reunião das instituições de ensino público gaúchas com o  Ministério Público Federal

Os reitores de diversas instituições de ensino públicas do RS participaram de uma reunião com a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal do RS (PFDC-MPF). Na  ocasião tratamos principalmente de questões que envolvem a utilização do ensino remoto nas nossas instituições e do alinhamento de procedimentos e estratégias.

Homenagem ao servidor 10 anos – Campus Porto Alegre

Participei da emocionante cerimônia virtual realizada pelo Campus Porto Alegre para homenagear os colegas que estão completando 10 anos de IFRS (ou de serviço público). Homenagem importante, justa e merecida para colegas que tanto se dedicam à nossa instituição.

Reuniões virtuais do Conif

No mês de maio tivemos duas reuniões do Conselho de Reitores da Rede Federal (Conif). As principais pautas foram: a) análise de conjuntura política e econômica; b) orçamentos 2021 e 2022; c)  ações de internacionalização; d) panorama dos Projetos de Lei que tramitam no Congresso Nacional e envolvem a Rede Federal; e) contratação de profissionais para Atendimento Educacional Especializado, f) requisição de servidores da Rede Federal por outros órgãos; entre outros.

Reunião virtual do Colégio de Dirigentes do IFRS (CD)

Tivemos no mês de maio uma reunião do CD do IFRS. A pauta foi: a) informes referentes ao Conif; b) apresentação da Comissão de Comunicação do IFRS; c) orçamento 2021 e d) processo seletivo de verão.

Reunião virtual do Conselho Estadual Covid-19

Participei, na condição de representante dos Institutos Federais do RS, de uma reunião do Conselho Estadual da Covid-19, na qual o governador do estado apresentou, para as diferentes entidades e representações que compõem o referido Conselho, as novas normativas estaduais para o enfrentamento da pandemia.

Reunião virtual com Colegiado da CPPD

Em 24 de maio aconteceu a reunião de “entrega” oficial, realizada pelos colegas do Colegiado da CPPD, da revisão do Regulamento das Atividades Docentes do IFRS, conforme atribuição delegada pelo Conselho Superior (Consup) à CPPD. Mais um importante documento devidamente revisado e atualizado, que agora será submetido ao nosso Consup para aprovação.

Reunião virtual com a União de Estudantes do IFRS

Fizemos uma produtiva reunião com representantes da diretoria da União dos Estudantes do IFRS. Falamos sobre a retomada do calendário acadêmico e seus desafios, sobre inclusão digital e outros temas de interesse dos nossos estudantes.

Não posso terminar sem destacar que, ao longo do mês de maio, a maioria dos nossos campi retomou seus calendários acadêmicos, de forma não presencial. Definitivamente não foi o reinício que gostaríamos, mas é o possível diante da situação de extrema gravidade que vivemos. Estejam certos de que seguiremos nos dedicando para oferecer um ensino público, gratuito, de qualidade e inclusivo – como sempre fizemos.

Grande abraço e fiquem bem.

Júlio