[Fala aí, Reitor] Agenda de junho foi marcada por reuniões e eventos

Banner com a frase: Fala aí! Reitor.

Olá colegas servidores e estudantes do IFRS.

O mês de junho nos trouxe esperanças renovadas, pois os profissionais da educação de todos os nossos campi e Reitoria receberam a primeira dose da vacina. Ainda em janeiro entramos em contato por ofício com o Ministério da Educação, governo do Estado e prefeituras para solicitar a inclusão dos nossos servidores no grupo de trabalhadores  para recebimento do imunizante contra a Covid-19. Um trabalho árduo de alguns meses que logrou pleno êxito e isso me deixa muito feliz. Aqui reafirmo o meu compromisso com as políticas que tanto defendemos para o IFRS e para a educação. Viva a ciência, viva o SUS!

Por outro lado, é impossível não se entristecer com a lamentável marca de cerca de 520  mil mortos no país em decorrência da pandemia. Fica aqui, mais uma vez, a minha solidariedade às famílias de quem perdeu um ente querido.

Abaixo, compartilho alguns acontecimentos importantes na minha agenda do mês de junho! Boa leitura.

Abertura da I Mostra metropolitana do IFRS

Participei da abertura da  primeira edição da Mostra Metropolitana do Instituto. Devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, os cinco campi da instituição instalados na região metropolitana de Porto Alegre – Alvorada, Canoas, Porto Alegre, Restinga e Viamão – organizaram um evento único, online, para apresentar os trabalhos de projetos vinculados ao Ensino, Pesquisa e Extensão de cada unidade. A Mostra toda foi um sucesso!

Homenagem ao servidor 10 anos Campus Restinga

Participei do  evento realizado virtualmente  pelo Campus Restinga para homenagear os servidores que estão completando 10 anos de IFRS (ou de serviço público). Tudo muito lindo e emocionante, com destaque especial para a sensibilidade e delicadeza do campus em homenagear a querida colega Mirelle Barcos, falecida recentemente. Muitos vivas para os nossos servidores e servidoras!

Reunião com o Prefeito de Viamão

Acompanhado do Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e do Diretor-geral do Campus Viamão, participei de uma reunião com o Prefeito de Viamão para tratar da construção da nossa sede definitiva na cidade. Há questões a serem resolvidas  e para isso precisamos muito do apoio da Prefeitura, principalmente quanto ao acesso ao nosso terreno, mas as perspectivas de solução são positivas.

Reunião dos reitores dos Institutos Federais do RS

Participei de uma reunião com a professora Nídia, reitora do IFFar e o professor Flávio, reitor do IFSul, para tratarmos de temas de interesse mútuos, principalmente questões orçamentárias e sobre o funcionamento das nossas instituições no contexto da pandemia. Este alinhamento entre as nossas instituições é fundamental e tem sido uma constante.

Reunião do Conselho de Curadores da Escola Técnica Liberato

Em junho passei a integrar, como indicado do MEC, o Conselho de Curadores da Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo. Uma honra poder contribuir com esta instituição tão importante na história do ensino técnico no RS.

Reunião do Conselho de Reitores – Conif

No mês de junho aconteceram três reuniões do Conif. Os itens em pauta sempre são muitos e diversos, mas eu destaco alguns: a) relatos sobre a participação do Conif no Comitê Operativo de Emergência do Ministério da Educação (COE/MEC), o qual trata sobre questões que envolvem a pandemia; b) relato sobre reunião da Diretoria do Conif com a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) do Ministério Público Federal (MPF), sobre as atividades das instituições durante a pandemia; c) relatos sobre reuniões com MEC e Comissão de Educação da Câmara dos Deputados sobre a Portaria 246; d) Orçamento 2022 e Matriz Conif; e) oferta de curso de formação pedagógica em Rede; e) publicações das Editoras da Rede Federal; f) apresentação do presidente do INEP sobre ações e estratégias do referido órgão; g) composição de Comissão para revisão do regimento do Conif; entre outros.

Reunião do Colégio de Dirigentes (CD) do IFRS

No mês de junho o  Colégio de Dirigentes (CD) do IFRS reuniu-se uma vez. As pautas tratadas foram as seguintes: a) Informes do Conif; b orçamento 2022; b) emenda parlamentar da bancada gaúcha – 2021; c) avaliação de cenário da Pandemia Covid-19; e d) informes das Pró-reitorias e DGP. Destaco o papel fundamental deste coletivo na definição das nossas políticas institucionais e estratégias de ação!

Reunião do Conselho Superior do IFRS

Na última semana de junho tivemos a terceira reunião ordinária de 2021 do nosso Conselho Superior (Consup), da qual eu destaco algumas questões que foram apreciadas e aprovadas: alteração do Processo de Ingresso Discente para o certame 2022/1, no contexto da pandemia pela Covid-19; Regimento do Comitê de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRS (Coppi) e o Programa de Capacitação dos Servidores do IFRS.  A pauta completa da reunião do Consup pode ser conferida em: https://ifrs.edu.br/institucional/consup/pautas/

Um grande abraço e fiquem bem!

Júlio