[Fala aí, Reitor] Agenda de julho foi marcada por importantes reuniões e eventos

Banner com a frase: Fala aí! Reitor.

Olá colegas servidores e estudantes do IFRS. Compartilho com vocês alguns destaques da minha agenda do mês de julho. Boa leitura.

Reunião com a  União dos Estudantes do IFRS

Tivemos uma produtiva reunião com a coordenação e representantes da União dos Estudantes do IFRS! Muitas pautas, muitas lutas, principalmente preocupações referentes ao ensino em tempos de pandemia! Estudantes mobilizados e sempre atentos às questões institucionais e da sociedade brasileira.

Colação de Grau dos cursos superiores do Campus Canoas

Participei da formatura dos cursos superiores de tecnologia em Logística, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Automação Industrial no campus Canoas do IFRS. Este é, na minha opinião, o nosso grande momento institucional, sempre emocionante!

Cerimônia de recondução do cargo de reitor de Flávio Nunes – IFSul

Participei da cerimônia de recondução  do professor Flávio Nunes ao cargo de Reitor do IFSul-riograndense. Na mesma cerimônia também foram empossados a vice-reitora, Veridiana Krolof Bosembecker, os respectivos diretores e diretoras-gerais dos campi do IFSul. Momento importante de celebrar a democracia nos processos de escolha dos dirigentes dos Institutos Federais!

Reunião com MPF sobre criação de uma rede de combate às fakenews

Por iniciativa do Ministério Público Federal (MPF),  em parceria com as instituições públicas de ensino superior do estado do RS, está sendo constituída uma “rede” de instituições para atuarem no combate às fakenews e desinformações na área da saúde. Em julho participamos da primeira reunião. Em breve teremos boas novidades sobre esta questão tão importante!

Live de abertura do projeto “Educação Física on-line”

Participei da live de abertura do projeto “Educação Física on-line”, promovido por estudantes e professores de Educação Física do Campus Rio Grande do IFRS. Em tempos de pandemia e de limitações impostas pelas aulas remotas é muito bom ver professores e estudantes inovando em suas atividades acadêmicas.

Palestra  com a professora Lucia Pellanda –  “Pandemia de Covid-19″

No dia 8 de julho – dia nacional da Ciência e do Pesquisador – o IFRS reuniu os Comitês institucionais de prevenção e acompanhamento da Covid-19 para ouvir a professora Lúcia Pellanda (médica e reitora da Ufcspa) sobre as questões da pandemia. Momento para compartilhar experiências e esclarecer dúvidas!

Reunião Comitê Central covid-19

Tivemos uma reunião do Comitê Central de prevenção e acompanhamento da Covid-19 no IFRS. A pauta principal foi a necessidade de campanhas de estímulo à vacinação entre os servidores e estudantes da instituição. Infelizmente, apesar do avanço da vacinação no estado do RS, muitos servidores e estudantes ainda resistem a se vacinar!! Fica aqui também este apelo: vacinem-se, usem máscaras e, na medida do possível, respeitem o distanciamento social!

Reunião com Secretário de Educação  Profissional e Tecnológica do MEC

Em julho tivemos reunião com a alta gestão da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), incluindo o Secretário, professor Tomás,  e o Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, professor Kédson. Em pauta as necessidades do IFRS, principalmente no que diz respeito ao orçamento de investimento, tão necessário para conclusão das obras em andamento no Instituto e de outras que se fazem necessárias.

Reunião Extraordinária do Consup

O Conselho Superior do IFRS (Consup) realizou reunião extraordinária no dia 13 de julho para tratar da  “alteração da Organização Didática (OD) do IFRS”.  A proposta que estava em apreciação não foi aprovada pela maioria dos conselheiros, principalmente por entenderem que há necessidade de mais discussões sobre esta questão importante. Assim, uma nova proposta de metodologia e cronograma de discussão foi enviada ao Consup e deverá ser apreciada na reunião ordinária de agosto.

Reuniões do Conif

No mês de julho tivemos apenas uma reunião do Conselho de Reitores (Conif). O ponto principal da reunião foi a apresentação e conversa com o novo Secretário da Setec, professor Tomás Sant’ana, recentemente empossado. Além disso, discutimos o cenário da pandemia e as perspectivas orçamentárias para o ano de 2022.

Abertura do evento II Conexões Ecológicas do IFRS

Participei da abertura do II Conexões Ecológicas do IFRS, série de eventos promovidos pela Comissão Intercampi de Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e Educação Ambiental (Ciase) e Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IFRS. É uma das iniciativas para consolidar a Política de Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional e Educação Ambiental (PIAS) do IFRS, aprovada em outubro de 2019.  A política incentiva a integração com os arranjos produtivos locais, a partir da aquisição de alimentos da agricultura familiar, indo ao encontro da missão institucional e das finalidades do IFRS.

Reunião sobre Regulamentação do Teletrabalho no IFRS

Participei de uma reunião promovida pela nossa Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) com representantes das Comissões Internas de Supervisão (CISs) de todos os nossos campi e dos sindicatos representantes dos técnico-administrativos, na qual discutimos – de forma inicial, prospectiva e preliminar – as possibilidades de teletrabalho que estão previstas na legislação vigente, pensando já em horizontes vindouros. Encaminhamos que cada representante leve e discuta a questão com o seu respectivo coletivo.

Grande abraço e fiquem bem!

Júlio