[Fala aí, Reitor] Agenda de fevereiro foi marcada por importantes reuniões

Banner com a frase: Fala aí! Reitor.

Olá estudantes e colegas servidores do IFRS. Com vocês, o “Fala aí, Reitor” com algumas das agendas do mês de fevereiro. Boa leitura!

Reunião com o Conselho Estadual Covid-19

Participei, na condição de representante dos Institutos Federais do RS, da reunião do Conselho Covid-19 do Governo do Estado do RS para debater a situação atual da pandemia no Estado. Na reunião, o governador ouviu as falas dos representantes dos diversos setores e apresentou um panorama geral sobre a situação da pandemia no RS, principalmente ressaltando o aumento significativo nas internações hospitalares (principalmente em leitos de UTI) nos últimos dias. A situação é certamente a pior desde o início da pandemia e, mais do que nunca, precisamos do engajamento de todas as partes envolvidas para frearmos a disseminação do vírus.

Reuniões extraordinárias do Consup

O Conselho Superior do IFRS realizou, em fevereiro, três reuniões extraordinárias. A pauta e as resoluções geradas podem ser acessadas em https://ifrs.edu.br/institucional/consup/pautas. Destaco a aprovação do Regulamento de Retomada do Calendário acadêmico, após horas de discussões e bons debates. Com isso, a partir do encerramento das APNPs, os campi do IFRS poderão retomar o calendário acadêmico com ensino remoto. Os estudantes que concluíram APNPs com êxito poderão aproveitar as disciplinas. Saiba mais em:

Reuniões do Conselho de Reitores (Conif)

Durante o mês de fevereiro, foram realizadas duas reuniões, de forma remota, do Conselho de Reitores (Conif).  As principais pautas foram: 1) A participação do Secretário da Setec, Wandemberg dos Santos, apresentando projetos da Secretaria para o ano de 2021 e, principalmente, ouvindo as nossas demandas sobre orçamento; políticas de enfrentamento à Covid-19 e funcionamento das instituições; Portarias ministeriais. 2) Discussões acerca de portarias regulamentadoras de políticas para a Rede Federal (Portaria 983/2020, Portarias de funcionamento durante a pandemia). 3) Campanha de esclarecimento sobre o orçamento 2021 da Rede Federal. 4) Parcerias do Conif com outros órgãos e entidades.  5) Apoio do Conif às campanhas em defesa do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Também aconteceu em fevereiro a posse da nova diretoria do Conif, agora presidido pela reitora do Instituto Federal Catarinense, professora Sônia Fernandes.

Reunião do Colégio de Dirigentes (CD)

O Colégio de Dirigentes (CD) do IFRS reuniu-se uma vez no mês de fevereiro. Em pauta, os informes do Conif, a organização das atividades administrativas no contexto de prevenção à transmissão da Covid-19 no âmbito do IFRS e a operacionalização das políticas institucionais de fomento interno para Ensino, Pesquisa e Extensão no ano 2021.

Reunião com Colegiado da CPPD

Participei de uma reunião com o Colegiado da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) do IFRS, com o objetivo de deflagrar o processo de revisão do Regulamento das Atividades Docentes do IFRS, conforme encaminhado pelo nosso Conselho Superior.

Reunião com sindicatos de servidores do IFRS

Participei de uma reunião com todos os sindicatos com base no IFRS para conversarmos sobre questões referentes à situação pandêmica e também sobre a proposta de retomada do calendário acadêmico. Foi um importante momento de conversa e de compartilhamento de preocupações.

Por fim, divido com vocês a nossa preocupação com as questões envolvendo o orçamento institucional para 2021.  Além de termos um cenário bastante difícil para este ano (redução de aproximadamente 20% em relação ao ano passado), a demora na aprovação da Lei Orçamentária Anual faz com que tenhamos uma liberação fracionada do nosso orçamento, acarretando em dificuldades para honrarmos com os contratos continuados e também com outras obrigações absolutamente fundamentais. Mais informações em: https://ifrs.edu.br/nota-sobre-o-orcamento-2021

Um grande abraço e fiquem bem. Cuidem-se!!  #ficaemcasaIFRS

Júlio