[Fala aí, Reitor] Agenda de agosto foi marcada por reuniões e eventos

Banner com a frase: Fala aí! Reitor.

Olá comunidade do IFRS! Com vocês, alguns destaques da minha agenda do mês de agosto. Boa leitura!

Aprovação do Mestrado Profissional em Matemática em rede nacional (Profmat) no Campus Canoas

Em agosto tivemos a ótima notícia da aprovação de mais um mestrado no IFRS: trata-se do Mestrado Profissional em Matemática (Profmat), que será oferecido pelo Campus Canoas ainda no primeiro semestre de 2022. Grande conquista para o campus e para toda comunidade!

Reunião com lideranças estudantis

Fiz reunião com lideranças da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), União Estadual dos Estudantes (UEE) e União dos Estudantes do IFRS para conversar sobre as nossas ações durante a pandemia e sobre outras questões que afligem os estudantes. Na reunião pude ouvir algumas preocupações das lideranças estudantis com as limitações impostas pela pandemia e recebi delas um documento chamado “Educação na pandemia: desafios, compromissos e alternativas”, com muitos dados e considerações fundamentais para pensarmos e planejarmos as próximas ações institucionais. Veja o documento

Formatura Agronomia: Uergs e IFRS – Campus Vacaria

No final do mês de agosto aconteceu a primeira formatura do nosso curso de Bacharelado em Agronomia, oferecido em uma parceria entre a Universidade Estadual do RS (Uergs) e o nosso Campus de Vacaria. Emocionante demais, como sempre são as formaturas!! E esta foi histórica, pois é fruto de um convênio entre duas instituições públicas e também por ser a primeira formatura de curso superior do Campus.

Evento no IFRJ – Gestão Pública na Educação e Direitos Humanos no Brasil

Participei, na condição de debatedor,  de uma mesa no evento “Educação, Humanização e Direitos Humanos”, promovido pelo IFRJ. Foi uma importante oportunidade para ouvir colegas engajados no tema e compartilhar as muitas experiências que já acumulamos aqui no IFRS sobre esta temática tão importante.

Assinatura de Convênio do Campus Canoas com o TCE

Assinamos um importante Acordo de  cooperação técnica entre o Campus Canoas e o Tribunal de Contas do Estado (TCE – RS). Os principais objetivos do acordo são a colaboração e o intercâmbio em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como a disseminação de informações públicas e o desenvolvimento de materiais e tecnologias em áreas de interesse das duas instituições.

Reunião com equipe diretiva do Campus Erechim

Reunimos com a equipe diretiva do Campus Erechim para tratarmos de uma série de demandas do campus. Mas a principal pauta foi garantir ao campus a execução da tão sonhada quadra poliesportiva.

4ª Reunião ordinária do Consup

Aconteceu em agosto a 4ª Reunião Ordinária do Conselho Superior (Consup) do IFRS. A pauta pode ser conferida em:  https://ifrs.edu.br/institucional/consup/pautas/

Destaco a aprovação da proposta de metodologia e cronograma para nova etapa de revisão da Organização Didática do IFRS. A Organização Didática (OD) trata-se de um tema muito importante e que será amplamente discutido na instituição nos próximos meses. Conclamo a todas e todos para que participem do processo!

Reunião do CD

Tivemos duas reuniões do Colégio de Dirigentes (CD) do IFRS no mês de agosto. Em pauta, como não poderia ser diferente, as discussões sobre o orçamento para o ano de 2022 e a avaliação do cenário da Pandemia Covid-19 no IFRS. Este coletivo tem se mostrado unido e engajado na busca de soluções para os problemas da nossa instituição.

Reunião do Conif

No mês de agosto o Conselho dos Reitores (Conif) reuniu-se quatro vezes. As pautas principais foram: a) discussões sobre atividades  presenciais na Rede e  protocolos para retornos em segurança, b) “educação Híbrida” no contexto da Rede Federal; c) proposta de curso de formação em rede; d) relato sobre reunião com Conselho Nacional de Educação (CNE); e) orçamento 2022 da Rede Federal; f) ações do Conif junto aos parlamentares; g)  Reditec 2021; h) proposta da Setec de criação de novos Institutos Federais; entre outros temas.

Audiência Pública – lançamento da Conferência Nacional Popular de Educação

Representei o IFRS na audiência pública, promovida pela Assembleia Legislativa do RS, de lançamento da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape).  O IFRS apoia e está sempre presente em eventos que se proponham a discutir a educação no Brasil.

Reunião UERGS / IFRS – Convênio Agronomia

Juntamente com o nosso Pró-reitor de Ensino, participei de uma reunião com o Reitor e  a Pró-reitora de Ensino da Uergs.  O objetivo principal foi discutir a continuidade do convênio que temos para oferta do curso de Agronomia, o qual é ofertado há alguns anos em uma parceria entre Uergs e o Campus Vacaria. Também aproveitamos a oportunidade para discutir novas parcerias entre as nossas instituições.

Abraços e fiquem bem

Júlio