[Fala aí, Reitor] Abril, o mês mais atípico do IFRS

Olá, colegas servidores e estudantes do IFRS.

Divido com vocês algumas das agendas e temas importantes referentes ao mês de abril, mês este que foi, sem dúvida, o mais “atípico” da história  do IFRS. Boa leitura!

Reunião web do Conselho de Reitores (Conif)

Ao longo do mês de abri,l o Conif reuniu-se várias vezes, de forma não presencial. E os temas tratados foram muitos: suspensão das atividades nas instituições, estratégias e ações da Rede no combate e prevenção à Covid-19, editais de fomento a projetos relacionados à pandemia, regulamentos e normas publicados pelos Ministérios da Educação e da Economia, entre outros.

Reunião web do Conselho Superior do IFRS (Consup)

Pela primeira vez na história do IFRS, o Consup realizou uma reunião no formato web. Tivemos uma expressiva participação de conselheiros (uma das maiores dos últimos tempos) e a reunião foi muito produtiva. Dentre as principais decisões, destaco: a aprovação de uma resolução indicando que o IFRS não oferecerá aulas em formato “remoto” para cômputo de carga horária das disciplinas durante o período que durar a suspensão motivada pela pandemia; a aprovação da política de inovação do IFRS; a aprovação do credenciamento do Polo EaD do Campus Veranópolis, entre outros. Tivemos também relatos e avaliações sobre as ações institucionais de prevenção e combate à pandemia da Covid-19. Mais informações sobre esta e outras reuniões podem ser conferidas em: https://ifrs.edu.br/institucional/consup/

Reuniões web do Colégio de Dirigentes (CD) do IFRS

O CD reuniu-se por várias vezes no mês de abril. Os temas relacionados à suspensão das atividades acadêmicas e à pandemia da Covid-19, necessariamente, tomaram conta da maioria das pautas. Sobre isso, discutimos as estratégias e ações já tomadas e planejamos as próximas, de forma a garantir a preservação da saúde e segurança dos estudantes e servidores e também a continuidade, mesmo que com limitações, das atividades institucionais de forma remota.

Reunião web com estudantes do IFRS

Participei no dia 30 de abril, juntamente com o professor Lucas (pró-reitor de Ensino), a convite da União dos Estudantes do IFRS, de uma reunião web para tratarmos da “recuperação das aulas e qualidade de ensino”.  Foi uma oportunidade importante para ouvir as demandas, sugestões e comentários dos nossos estudantes, sempre apontando para o compromisso de nos protegermos neste momento e de recuperarmos as atividades com a qualidade que nos é peculiar.

Reuniões web com sindicatos e Comissão Interna de Supervisão (CIS – IFRS)

Em abril, também tive a oportunidade de participar de reuniões virtuais com representantes dos sindicatos com base no IFRS e com a CIS-IFRS: discutimos questões das carreiras e também questões referentes às situações funcionais criadas por conta da pandemia.

Ações do IFRS no cenário da pandemia

A nossa comunidade tem sido extremamente ativa e participativa nas estratégias de combate e prevenção à Covid-19. Em todos os nossos campi há ações importantes ocorrendo e das mais variadas formas: ações solidárias com as comunidades, produção de EPIs, produção de etanol a 70%, soluções ambientais e de TI, acompanhamento psicológico/assistencial da comunidade interna, soluções de gestão e negócios, entre outras. Para além disso, tivemos também o lançamento de editais e muitas outras ações institucionais. Neste momento tão complicado o IFRS se consolida mais ainda como protagonista de boas ações e excelentes projetos.

Sigamos! Isso tudo vai passar!

Grande abraço,

Júlio