[Fala aí, Reitor] Abril foi marcado por reuniões, formatura e inauguração

Banner com a frase: Fala aí! Reitor.

Olá colegas servidores e estudantes do IFRS. Compartilho com vocês alguns acontecimentos importantes que estiveram na minha agenda do mês de abril! Boa leitura.

Lançamento Rede Interinstitucional de Enfrentamento à Desinformação em Saúde

Participei do evento de lançamento e assinatura de Termo de Criação da Rede Interinstitucional de Enfrentamento à Desinformação em Saúde, a qual é formada por três unidades do Ministério Público brasileiro, quatro universidades federais e dois institutos federais de educação (entre eles o IFRS), com sede no Rio Grande do Sul. Dentre os principais objetivos da Rede criada está o alinhamento das ações de enfrentamento à desinformação e o fomento ao debate público sobre a desinformação em saúde. Ainda no mês de abril, aconteceu a primeira reunião do Comitê Gestor da Rede.

Formatura Campus Canoas – Automação industrial e Matemática

Tive a honra de participar da cerimônia de formatura dos cursos  de Tecnologia em Automação Industrial e Licenciatura em Matemática, do Campus Canoas. Como sempre acontece em eventos como este,  emoção e a alegria foram os sentimentos que predominaram no evento.

Visita  da Deputada Federal Fernanda Melchionna ao Campus Canoas

Também no Campus Canoas, acompanhei a entrega de uma emenda parlamentar da deputada Fernanda Melchionna, no valor de 250 mil reais, e que será utilizada para o fechamento da quadra poliesportiva recentemente inaugurada.

Inauguração dos Laboratórios de Ciências Agrárias e revitalização dos Espaços de Ensino no  Campus Bento Gonçalves

Participei de duas importantes entregas no Campus Bento Gonçalves: a  revitalização dos Espaços de Ensino (Bloco D) e a inauguração dos Laboratórios de Ciências Agrárias (Bloco K). São novos espaços que certamente deixarão a infra-estrutura do campus ainda melhor.

Reunião com a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes)

Tivemos uma reunião com a coordenação da Ubes no Rio Grande do Sul. Tratamos da retomada das atividades presenciais – tão desejada pelos nossos estudantes – e da participação de representantes do IFRS no encontro nacional que acontecerá em Brasília.

Mesa de abertura  do Seminário Serra Gaúcha: Escuta Protegida

Participei da mesa de abertura do evento  “Seminário Serra Gaúcha”, que integra a “Jornada Estadual de Formação Escuta Protegida – implantação passo a passo”, promovido pelo Observatório de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes, Frente Parlamentar Nacional Mista de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente no Congresso Nacional, em parceria com o  IFRS.

Reunião GT – Teletrabalho

Tivemos uma reunião com colegas representantes da DGP,  CIS-Central e Sinasefe para entrega do relatório produzido pelo Grupo de Trabalho instituído pela  Portaria 67/2021-IFRS/DGP, o qual teve a tarefa de analisar a IN 65/2020-ME (Programa de Gestão). Tal IN prevê, entre outras coisas, a possibilidade de implantação do teletrabalho nos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal – (Sipec).  A partir desta apresentação do relatório pelo GT, será feito um encaminhamento do mesmo às CISs das unidades e aos sindicatos, para conhecimento e discussões, e, em paralelo, será elaborada uma minuta de regulamento do teletrabalho, pela DGP em conjunto com CIS e Cogepe, a qual será oportunamente apresentada ao Reitor.

Reunião do Conselho Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Bento Gonçalves – Comapa

Participei, juntamente com o Diretor-geral do Campus,  de uma reunião do Conselho Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento  de Bento Gonçalves (Comapa). A pauta do encontro esteve concentrada nas possibilidades de utilização das instalações do abatedouro da Estação Experimental de Tuiuty e de outras ações a serem desenvolvidas pelo IFRS para atender às demandas do município de Bento Gonçalves.

2ª Reunião ordinária do Consup

Aconteceu em abril a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Superior (Consup) do IFRS. A pauta pode ser conferida em:  https://ifrs.edu.br/institucional/consup/pautas/.

Entre os muitos temas da reunião, destaco as aprovações da Resolução da Curricularização da Extensão no IFRS e do Relatório de Gestão referente à 2021, o qual apresenta de forma transparente e didática as ações desenvolvidas na nossa instituição no último ano.

Reunião do Conif

O Conselho de Reitores (Conif) realizou uma reunião no mês de abril e esta aconteceu em formato remoto. Em pauta: a)  discussões sobre um documento que está sendo produzido pelo Conselho e que será entregue aos candidatos nas eleições que acontecerão em outubro deste ano; b) a situação da implantação do “teletrabalho” nas instituições; e c) apresentações de servidores da Setec sobre projetos relacionados com a Rede Federal.

Para finalizar, compartilho com vocês mais um motivo de orgulho para nossa comunidade: pelo quarto ano consecutivo, o IFRS foi classificado entre as melhores universidades do mundo no ranking do Centro de Classificações Universitárias Mundiais (CWUR). Foram citadas 2 mil instituições de diferentes países e o IFRS aparece na posição  1.536   em nível mundial. Neste ano, 56 instituições brasileiras figuram na relação, estando o IFRS na 42ª posição e sendo o único Instituto Federal. No ranking regional, que contém instituições da América Latina e do Caribe, aparece como 74º colocado. Ficamos muito felizes por ver o IFRS em destaque! É um reconhecimento à dedicação dos servidores e a políticas institucionais que incentivam a qualificação dos servidores e apoiam a realização de pesquisas. Além disso, em função dos tempos difíceis que passamos por conta da pandemia, essa classificação no ranking serve para renovar nosso otimismo e esperança em tempos melhores.

Um grande abraço e fiquem bem.

Júlio Xandro Heck

Reitor do IFRS