[Fala aí, Reitor] Abril foi de agenda intensa

Texto: Fala aí! Reitor.

Olá colegas servidores e estudantes do IFRS. Compartilho com vocês alguns acontecimentos importantes que estiveram na minha agenda do mês de abril. Boa leitura!

Evento de anúncio da recomposição do orçamento do IFRS no Palácio do Planalto

Muito possivelmente essa foi a principal notícia do mês de abril: o presidente Lula, em evento no Palácio do Planalto, com a participação de reitores e reitoras dos Institutos e Universidades federais, anunciou  a tão aguardada recomposição do orçamento das nossas instituições, de aproximadamente 20% no orçamento para o funcionamento.  Só no IFRS, para se ter uma ideia, o valor acrescido ao orçamento para 2023 é da ordem de 9,5 milhões de reais. São recursos fundamentais e que irão assegurar um funcionamento digno e de qualidade em todas as nossas unidades.

Participação no Fórum Interconselhos do Governo Federal

Representei a Rede Federal e o Conif no I Fórum Interconselhos, promovido pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, para discutir o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. Nos próximos meses, todos os brasileiros e brasileiras estão convidados a responder à pergunta: “Que país queremos para os próximos 4 anos?”. No segundo dia de reunião o Fórum contou com a presença do presidente Lula.

Inaugurações no Campus Rolante

Em abril tivemos a inauguração de dois espaços no Campus Rolante do IFRS: Quadra poliesportiva coberta e Galpão Agrotécnico. Espaços acadêmicos super importantes e que já estão à disposição da comunidade do Campus.

Agendas com o Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação em Brasília

Na última semana de abril, participei, na condição de coordenador da Câmara de Pesquisa e Pós-graduação do Conif, da reunião do Forpog (Fórum dos Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Rede Federal). Foram dois dias de reuniões e discussões, incluindo uma reunião com a Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e com a Diretoria de Avaliação (DAV) da Capes.  Foram momentos para apresentarmos as potências e possibilidades da Rede e de dialogarmos sobre o sistema de avaliação da pós-graduação no Brasil.

Dia do “Abraço pela Paz” da Rede Federal

No dia 28 de abril, sob coordenação do Conif, a Rede Federal realizou o Dia do “Abraço pela Paz”, para demarcar a nossa posição contra a violência nas escolas e contra todo tipo de discursos de ódio e intolerância. Participei deste momento lindo e emocionante no Campus Canoas do IFRS. Pela paz nas escolas! Por mais tolerância e respeito com quem pensa diferente!

Audiência Pública na Assembleia Legislativa sobre Educação Profissional

Participei, juntamente com o reitor do IFSul e representante da reitora do IFFAR, de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) sobre os desafios e perspectivas da educação profissional no Estado. O evento foi promovido pela Comissão de Educação e Cultura da ALRS e foi um importante momento para apresentar as nossas instituições e solicitar apoio aos deputados gaúchos.

Formatura no Campus Restinga

Participei de uma emocionante cerimônia de formatura dos cursos técnicos integrados do nosso Campus Restinga: Eletrônica, Informática e Lazer. Meninada animada e feliz pela conclusão de um ciclo importante nas suas vidas!

Reunião com  MPF de Caxias do Sul – Projetos com imigrantes e refugiados

Apresentamos ao Ministério Público Federal (MPF) de Caxias do Sul as muitas ações/projetos do IFRS com  imigrantes e refugiados.  Muito bom ver o protagonismo do Instituto no atendimento a esse público que tanto precisa do nosso apoio.

Entrevista a veículos de imprensa do RS

Ao longo do mês de abril concedi entrevistas para importantes veículos de imprensa do RS: Zero Hora, Correio do Povo e Jornal Serra Nossa. A imprensa interessada em repercutir os impactos da recomposição do orçamento e também a colocação obtida pelo IFRS (segundo lugar entre os Institutos Federais) no Índice Geral de Cursos (IGC) do Inep.

Visita ao Campus Caxias do Sul

Fiz uma visita ao Campus Caxias do Sul para acompanhar algumas obras que estão em execução por lá e para conversar com lideranças estudantis da unidade.

Extensão em Diálogo – Campus Bento Gonçalves

Tivemos, no Campus Bento Gonçalves, o início da temporada 2023 do “Extensão em diálogo”, promovido pela Pró-reitoria de Extensão. Participei deste  primeiro encontro e, ao longo dos próximos meses,  o evento acontecerá em todos os nossos campi.

Reunião com Deputado Estadual Guilherme Pasin

Juntamente com o Diretor-geral e a Diretora de Pesquisa e Pós-graduação do Campus Bento Gonçalves participei de uma reunião com o deputado estadual Guilherme Pasin. Em pauta o apoio do deputado para ações do campus da educação profissional no RS.

Reunião do Conselho Superior do IFRS

Em abril aconteceu a segunda reunião ordinária de 2023 do Conselho Superior (Consup) do IFRS. Por conta de uma agenda de urgência que aconteceu em Brasília (I Fórum Interconselhos), fui substituído na presidência do Consup pela professora Tatiana Weber, reitora substituta. A pauta pode ser conferida em:  https://ifrs.edu.br/institucional/consup/pautas/.

Grande abraço e fiquem bem.
Júlio