Exame Nacional de Acesso para ingresso no Mestrado ProfNIT no ano letivo de 2022

A Comissão Acadêmica Nacional do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (ProfNIT)  torna pública a realização do Exame Nacional de Acesso (ENA 22), para ingressantes no mestrado no ano letivo de 2022. No Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) serão ofertadas 15 vagas no Campus Porto Alegre, com destinação de 3 vagas para cotistas, sendo uma vaga para negros, (pretos e pardos), uma vaga para indígenas e uma vaga para pessoas com deficiência, conforme os regramentos vigentes no IFRS.

As inscrições estarão abertas das 12h do horário oficial de Brasília de 25 de agosto de 2021 até 18h do horário oficial de Brasília de 31 de agosto de 2021, exclusivamente na página do ProfNIT nacional: www.profnit.org.br. Informações completas podem ser acessadas na Chamada para Seleção de Estudantes.

Neste processo de seleção poderão se inscrever candidatos graduados portadores de diploma de qualquer curso de nível superior. O processo seletivo ocorre em duas etapas: Prova Nacional e Análise Curricular. A prova nacional ocorrerá no dia 25 de setembro de 2021, às 14h, em ambiente virtual.

Sobre o curso

O curso tem como objetivo a formação de recursos humanos já engajados ou dispostos a atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) determinadas por Lei e dos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmicos, empresarial, governamental, organizações sociais, entre outros.

O ProfNIT é um curso gratuito, presencial, com duração máxima de 24 meses ofertado desde 2019 pelo Campus Porto Alegre. A Rede ProfNIT é coordenada pelo Conselho Gestor (CG) e pela Comissão Acadêmica Nacional (CAN), e tem como Ponto Focal Sede a Universidade Federal de Alagoas.

Integram a Rede Nacional do Mestrado 32 pontos focais, distribuídos por 21 estados mais o Distrito Federal. Os pontos focais são responsáveis, por intermédio das respectivas Comissões Acadêmicas Institucionais (CAI), sediadas em cada Ponto Focal, por toda a gestão local do ProfNIT, observando a disciplina acadêmica nacional e do ponto focal, desenvolvendo atividades desde a organização local dos processos seletivos até à divulgação de regras e procedimentos para o ingresso/matrícula.

Mais informações: http://profnit.poa.ifrs.edu.br/