Evento Conexões ecológicas do IFRS

Agroecologia, segurança alimentar e educação ambiental foram os temas centrais do evento on-line realizado de 15 de julho a 02 de setembro de 2020, que contou com a presença de aproximadamente 300 participantes de diferentes estados do país.

Segundo o diretor de Assuntos Estudantis da Pró-Reitoria de Ensino, Neudy Alexandro Demichei, os encontros registraram a presença de diferentes públicos, desde professores, estudantes, pesquisadores, integrantes de movimentos sociais e agricultores. “Essa diversidade enriqueceu muito o evento, fomentando o debate em cada encontro”, avalia.

A atividade foi idealizada pela Comissão Intercampi de Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e Educação Ambiental (Ciase) e pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Teve transmissão pelo canal do IFRS Oficial no YouTube (acesse aqui os encontros).

O evento foi uma das iniciativas para consolidar a Política de Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional e Educação Ambiental (Pias) do IFRS, aprovada em outubro de 2019. A Pias visa fortalecer e ampliar ações como a priorização de alimentos orgânicos na merenda escolar, a realização de pesquisas e o desenvolvimento tecnológico em agroecologia, o fomento de reflexões sobre as relações de produção e o consumo de alimentos. A política incentiva a integração com os arranjos produtivos locais, a partir da aquisição de alimentos da agricultura familiar, indo ao encontro da missão institucional e das finalidades do IFRS.