Estude no IFRS: vem aí o Processo Seletivo de estudantes 2022/2

São 47 opções de cursos técnicos e superiores gratuitos com vagas para ingresso de estudantes no segundo semestre em dez campi do IFRS

Dez campi do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) vão oferecer vagas em cursos técnicos e superiores para ingresso de estudantes no segundo semestre de 2022. São eles: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Erechim, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Viamão e Vacaria. Todos os cursos do IFRS são gratuitos.

Os interessados precisam passar por uma seleção, que será feita por meio de uma prova ou pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (pode ser usada a nota desde o ano de 2016 até a atual) ou ainda por sorteio entre os inscritos, dependendo do curso.

📍 Confira aqui os campi e as 47 opções cursos que oferecem vagas

Sobre as inscrições

Para se inscrever, é preciso ter CPF próprio e cadastro no site Gov.br (saiba mais sobre como fazer o CPF e como criar conta no site Gov.br). Além disso, há uma taxa de inscrição para participar do processo seletivo: para cursos técnicos, a taxa será R$ 20,00 (ingresso via Sorteio ou sorteio/Enem) ou R$ 40,00 (ingresso via prova/Enem); para cursos superiores de graduação será R$ 60,00 (ingresso por prova/Enem) ou R$ 20,00 (ingresso por nota do Enem). Não há cobrança de taxa de inscrição para cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Mas os candidatos podem solicitar a gratuidade (isenção) da taxa, no período de 27 de abril a 05 de maio de 2022. Para saber como solicitar a isenção, acesse o documento com orientações (edital de isenção).

Para saber mais

O site do Processo Seletivo 2022/2 está no ar e será atualizado conforme as informações forem definidas e divulgadas. Já é possível conferir as “Perguntas Frequentes”, saber mais sobre os campi participantes e os cursos ofertados neste Processo Seletivo. É importante que os candidatos acessem o site com frequência, para acompanhar as novidades.

⚠️ Principais datas do Processo Seletivo:

Pedidos de gratuidade (isenção) da taxa de inscrição – de 27 de abril a 05 de maio de 2022.

Período de inscrições para concorrer às vagas nos cursos – de 09 a 22 de maio de 2022, pelo link que será publicado no site https://ingresso.ifrs.edu.br/2022-2/.

Prova para os cursos que terão essa modalidade de seleção – 12 de junho.

📍 Acompanhe o site do Processo Seletivo 2022/2 do IFRS para saber mais detalhes e conferir as novas divulgações.