Estudantes
Estudantes vivenciam experiências imersivas na Educação de Jovens e Adultos
Projetos integradores relacionam a teoria e a prática por meio de visitas técnicas no Programa EJA integrada à Educação Profissional.
Ampliar os espaços de aprendizagem para além da sala de aula, ter a oportunidade de colocar em prática conhecimentos teóricos e, ainda, vivenciar experiências que vão deixar boas memórias da escola. Esses são alguns dos resultados das visitas técnicas proporcionadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) a alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional (EJA/EPT).
O programa, instituído em parceria entre a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e o Ministério da Educação, é voltado a estudantes matriculados no ensino fundamental ou médio em cursos EJA nas redes municipais e estadual. Esses jovens e adultos podem complementar sua formação em qualificações profissionais no IFRS e em outras instituições da Rede. Em 2024, estão em andamento cursos EJA/EPT em nove campi do instituto (confira ao final do texto).
Além das aulas, o EJA/EPT do IFRS prevê projetos integradores, do qual as visitas técnicas fazem parte. Projetos integradores unem diferentes componentes curriculares para permitir aos estudantes consolidarem e aplicarem conhecimentos teóricos em situações práticas, explica a coordenadora pedagógica do Programa no IFRS, Greicimara Vogt Ferrari. No caso das visitas, por exemplo, devem ser previamente planejadas, tendo definidos seus objetivos, as atividades a serem desenvolvidas, recursos necessários, justificativa e local de interesse.
O coordenador-geral do EJA/EPT no IFRS, Fernando Lóris Ortolan, avalia a experiência da construção de projetos integradores como uma oportunidade significativa e única de aprendizagem e de desenvolvimento global para os envolvidos.
Os projetos na prática
Entre as iniciativas realizadas este ano nos projetos integradores está a visita ao Sítio do Mato pelos 35 estudantes dos cursos de “Monitor de Atividades de Lazer/Recreação” e “Operador de Computador” do Campus Restinga. Atividades pedagógicas e recreativas com vivências rurais e ecológicas foram desenvolvidas.
As ações englobam ainda um conjunto planejado de tarefas a serem realizadas antes e depois da atividade. Um exemplo é o projeto elaborado pelo Campus Osório, que organizou a viagem de 26 estudantes do curso de Operador de Computador ao Museu Egípcio de Canela, em parceria com a Escola Albatroz. Antes da ida, os estudantes realizaram pesquisas. Após, foram elaborados relatórios, construídas peças e artefatos em impressora 3D no laboratório maker do campus, entre outras ações.
Além de relacionar a teoria aprendida em sala de aula com a prática do dia a dia, as visitas buscam estimular as habilidades de observação, análise e síntese dos estudantes. Esse foi o caso das atividades no Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS, em Porto Alegre, realizadas por 25 alunos do curso de Assistente Administrativo do Campus Alvorada. Sob a orientação dos docentes, a turma vivenciou experiências relacionadas a administração, tecnologia e cidadania.
Com base nesses exemplos, outros campi e cursos que integram o Programa EJA/EPT no IFRS estão desenvolvendo seus projetos, de modo que as visitas técnicas e demais atividades pedagógicas sejam realizadas até o final do período letivo de 2024.
Sobre o Programa EJA/EPT
Com o objetivo de ampliar o acesso, a permanência e a conclusão na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Programa EJA/EPT busca oferecer uma educação integrada à formação profissional e alinhada aos arranjos produtivos locais. Ocorre em parceria com municípios e estados.
O foco do programa são propostas pedagógicas que unem educação, ciência, trabalho, tecnologia e cultura, visando elevar a escolaridade e a qualificação profissional de jovens, adultos e idosos.
Confira os cursos EJA/EPT em andamento no IFRS em 2024:
Campus Alvorada – parceria com a Secretaria Estadual da Educação
- Assistente Administrativo
Campus Canoas – parceria com a Prefeitura de Canoas
- Assistente Administrativo
- Operador de Computador
Campus Ibirubá – parceria com a Prefeitura de Ibirubá
- Assistente de Qualidade
Campus Osório – parceria com a Secretaria Estadual da Educação
- Operador de Computador
Campus Porto Alegre – parceria com a Secretaria Estadual da Educação
- Assistente Administrativo
- Assistente em Secretaria Escolar
- Recepcionista em Serviços de Saúde
Campus Restinga – parceria com a Prefeitura de Porto Alegre
- Operador de Computador
- Monitor de Atividades de Lazer/Recreação
Campus Rolante – parceria com a Prefeitura de Taquara
- Assistente Administrativo
Campus Vacaria – parceria com a Prefeitura de Vacaria
- Operador de Computador
Campus Viamão – parceria com a Secretaria Estadual da Educação
- Agente de Desenvolvimento Cooperativista