Estudantes recebem Prêmio Jovem Cientista 2022, da Assembleia Legislativa

Reitor do IFRs Julio Xandro Heck, Diretora Geral do Campus Osório Flávia Twardowski, diretor-executivo da Escola Técnica Liberato Salzano da Cunha, Ramon Fernandes Hans e as estudantes Victórya Leal Altmayer Silva e Amanda de Lorenzi Borges.

As estudantes Victórya Leal Altmayer Silva e Amanda de Lorenzi Borges receberam primeiro e segundo lugar, respectivamente, no Prêmio Jovem Cientista 2022 da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, pelas pesquisas desenvolvidas no Campus Osório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) premiadas na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec).

A distinção foi entregue na tarde de quarta-feira (15/06), no gabinete da presidência da Casa, com a presença do reitor do IFRS, Julio Xandro Heck e a diretora-geral do Campus Osório, Flávia Twardowski, orientadora dos projetos, o diretor-executivo da Escola Técnica Liberato Salzano da Cunha, Ramon Fernandes Hans, além de familiares e autoridades. O terceiro lugar ficou com Anny Mayumi Fujimoto, da Escola Técnica Liberato Salzano da Cunha, de Novo Hamburgo.

A premiação, instituída em 2009, visa reconhecer e incentivar as pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas por alunos de escolas de ensino médio e da educação profissional de nível técnico do Rio Grande do Sul. As vencedoras receberam como premiação diploma, passagens aéreas e hospedagem para participar da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá na Universidade Federal de Brasília (DF), de 24 a 30 de julho.

Vencedores da 13ª edição do Prêmio Jovem Cientista:

Victórya Leal Altmayer Silva (1º Lugar) – Eco-Socius: o comportamento dos jovens brasileiros na Economia Circular. Área do conhecimento: Ciências sociais e econômicas

Amanda de Lorenzi Borges (2º Lugar) – Estudo de Extratos Aquosos de Plantas Medicinais na Inibição do Agente Causal da Sigatoka-Amarela – Fase II. Área do conhecimento: Biomedicina

Anny Mayumi Fujimoto (3º Lugar) – Avaliação da Atividade Antifúngica do Extrato Alcoólico de Spirulina platensis Frente ao Aspergillus spp. Área do conhecimento: Biomedicina.

O ato foi conduzido pelo deputado Beto Fantinel (MDB), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, representando o presidente da Assembleia Valdeci Oliveira. Ele saudou e agradeceu a presença de autoridades, agraciadas, professores, familiares e destacou que à frente da comissão percebe o quanto ainda é preciso fazer enquanto parlamento, o quanto ainda se pode incentivar a pesquisa e a ciência.

“É importante que a comunidade possa perceber os impactos da pesquisa, da inovação, da ciência e da tecnologia na vida da sociedade”, sublinhando a importância de investimentos na universidade pública. “O progresso de uma sociedade está intimamente ligado aos investimentos realizados no avanços da pesquisa, da ciência, da inovação e da tecnologia”, concluiu o parlamentar.

Descrição na legenda.

Da esquerda para a direita: reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, Amanda, professora Flávia e Victórya

Victórya Leal Altmayer Silva, sublinhou a felicidade que sente por ter sido agraciada com a honraria pelo Parlamento gaúcho: “A ciência e a educação realizaram os meus mais altos sonhos e me deram oportunidades inimagináveis, pois através delas eu tenho em minhas mãos as ferramentas para mudar o mundo a partir da minha escola , da minha comunidade e a partir da minha própria realidade”.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

Edição: Gabriela Morél – Comunicação do Campus Osório