Início do conteúdo

Estudantes propõem soluções criativas contra consequências da Covid-19


Ideias plurais com um objetivo comum: ajudar a comunidade a enfrentar consequências da pandemia de Covid-19. Foram cinco produtos ou serviços propostos por estudantes do IFRS que aceitaram o convite de passar por duas semanas intensas, participando do III Desafio Criativo, nesta edição em formato totalmente virtual. A atividade teve início no dia 13 de maio, e o encerramento foi realizado nesta quarta-feira, 27 de maio de 2020, em uma plataforma online (foto), com a apresentação das soluções pensadas e prototipadas pelas equipes.

As questões que motivaram os grupos foram: acesso ao ensino público em condições de trabalho remoto; divulgação de informações concretas em meio às fake news sobre a Covid-19; saudade em períodos de distanciamento social; e estratégias de negócios por meio de redes sociais de microempresários (confira abaixo). Cada equipe realizou dez entregas durante os 15 dias, até chegar à solução final: alternativas inovadoras, mas simples e de baixo custo.

Trabalhando em quatro turnos (manhã, tarde, noite e madrugada), os 35 estudantes de diferentes campi do IFRS tiveram o apoio de 20 mentores e 50 especialistas, além da Comissão Organizadora do evento. Durante o período de Desafio, os organizadores contabilizaram mais de 10 mil mensagens trocadas nos grupos e canais de discussão da plataforma utilizada (a Rocket.Chat) e várias videoconferências nas equipes. Foram aproximadamente cem vídeos produzidos entre estudantes e especialistas. Para o coordenador da Comissão Organizadora do Desafio, Anderson Yanzer, a experiência foi muito exitosa mesmo no novo formato virtual.

Na atividade de encerramento, as falas foram dominadas por palavras como dedicação, esforço, conhecimento, criatividade, enriquecimento, colaboração e capacidade de aliar teoria e prática para a resolução de problemas da sociedade.  O reitor, Júlio Xandro Heck, fez agradecimentos e se disse orgulhoso dos resultados do Desafio: “A cada evento que participo, nossos estudantes me surpreendem. Trabalharam com problemas que hoje estão angustiando a sociedade como um todo. E foi possível ver que a empolgação não é só dos estudantes, mas também dos servidores que se envolveram”.

Estavam presentes no encerramento os pró-reitores de Ensino, Lucas Coradini, e de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eduardo Girotto. Coradini salientou que o Desafio incentiva o pensamento inovador dos estudantes e observou que os participantes se envolveram de forma apaixonada nas atividades propostas. Girotto destacou os resultados positivos da integração entre estudantes de diferentes campi e áreas, assim como de técnicos e docentes.

 

> Confira abaixo os vídeos de apresentação das soluções propostas por cada equipe. Cada um tem até 5 minutos de duração.

– Equipe Acesso:

Como democratizar o acesso ao ensino público de qualidade em condições de trabalho remoto nos Institutos Federais? 

– Equipe Coronanews:

Como levar informações concretas à população acerca do COVID-19, em meio às fake news?

– Equipe conexão solidária:

Como enfrentar a saudade e as dificuldades encontradas em ajudar as pessoas a distância?

– Equipe Mesh Solutions:

Como integrar redes sociais de microempresários  para auxiliar e ensinar a interagir com seus clientes, assim como ampliar suas estratégias de negócio e divulgação do seu trabalho?

– Equipe Motiveduca:

Como repaginar uma plataforma conhecida, mas pouco utilizada, que é o Moodle, a partir da liberação de funcionalidades que são pouco exploradas, tornando mais atrativo para os professores, e por consequência, para os alunos?

> Confira ainda o vídeo de encerramento do III Desafio Criativo, elaborado pela Coordenação do evento

 

Leia também:

Desafio virtual e criativo movimenta comunidade acadêmica por soluções contra a Covid-19

Fim do conteúdo