Estudantes
Estudantes podem participar de espaços de diversidade, história, arte e cultura
Os estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) podem integrar diferentes núcleos institucionais, como os:
- Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napnes);
- Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabis);
- Núcleos de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade (Nepgs);
- Núcleos de Arte e Cultura (Nacs); e
- Núcleos de Memória (NuMem).
Presentes em todos os campi, os núcleos desenvolvem ações dentro de projetos específicos (saiba mais abaixo).
Os alunos podem participar dessas ações enquanto bolsistas, desde que selecionados por edital, ou voluntários (não remunerados).
Os Napnes atuam como mediadores da educação inclusiva na instituição. Esses núcleos facilitam e promovem ações para a inclusão de estudantes com deficiência ou outras necessidades educacionais específicas (NEEs). O setor busca não apenas a inclusão nos espaços escolares, mas, também, sua permanência e saída exitosa para o mundo do trabalho.
Os bolsistas e voluntários participam no desenvolvimento de atividades para promover a inclusão no campus. Buscam estratégias para a eliminação de barreiras, contribuem na formulação de políticas institucionais e realização de capacitações. Além disso, dialogam com diferentes setores, pesquisam e sugerem a aquisição de recursos de acessibilidade, auxiliam no ingresso de novos estudantes e incentivam projetos voltados à inclusão, acessibilidade e educação inclusiva.
Os Neabis promovem ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas às identidades e relações étnico-raciais, especialmente no que diz respeito às populações afrodescendentes e indígenas, tanto no âmbito institucional quanto em sua interação com a comunidade externa.
As ações realizadas pelos alunos incluem a promoção de reflexões, capacitações e ações sobre a história e cultura dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas., Auxiliam na implementação das leis que integram essas temáticas ao currículo, desenvolvem projetos de valorização dessas culturas, apoiam a ampliação do acervo bibliográfico e incentivam abordagens interdisciplinares. Ajudam na construção de espaços de interação étnico-racial, revisam documentos institucionais e participam de eventos e movimentos sociais voltados à diversidade cultural.
A finalidade dos Nepgs é estimular e promover ações de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à educação para a diversidade de gênero e sexualidade.
Os bolsistas e voluntários realizam a pesquisa e o estudo de políticas e ações sobre corpo, gênero e diversidade nos campi, prestam assessoria à assistência estudantil, produzem conhecimento científico, apoiam a implementação do uso do nome social e colaboram com setores institucionais para integrar essas temáticas ao ensino, pesquisa e extensão.
Também participam do planejamento institucional para atender pessoas em situação de vulnerabilidade, promovem debates sobre desigualdade de gênero e direitos da comunidade LGBT+ (lésbicas, gays, bissessuais, travestis e transgêneros e outros), além de oferecer suporte a ações de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) em parceria com órgãos de saúde.
Os Nacs têm o propósito de debater estratégias para o desenvolvimento e manutenção da Política de Arte e Cultura do IFRS, tanto local quanto institucionalmente.
Os discentes acompanham e incentivam a produção artística e cultural em sua diversidade. Além disso, organizam projetos, eventos e festivais, estimulam a preservação do patrimônio cultural, apoiam a criação e gestão de espaços culturais e fomentam pesquisas na área.
Os alunos ajudam a buscar parcerias com instituições públicas e privadas e dialogam sobre a destinação de recursos para ações culturais, respeitando as especificidades de cada campus.
O NuMem tem como objetivo organizar, preservar, difundir e garantir o acesso ao patrimônio cultural imaterial e material do IFRS de forma sistemática e permanente.
Os participantes trabalham com a conservação documental em parceria com as bibliotecas da instituição, propõem momentos de integração entre os núcleos das unidades, organizam a catalogação de acervos, a promoção de cursos e capacitações na área e a realização de eventos acadêmicos e culturais.
Além disso, os estudantes trabalham para democratizar o acesso à memória institucional, incentivam seu uso pedagógico e mantêm atualizado o site eletrônico do núcleo com informações relevantes.
Em caso de dúvidas, os estudantes devem procurar as direções de ensino e extensão do seu campus.