Estudantes
Estudantes podem atuar em projetos como bolsistas ou voluntários
Estudantes de nível médio, superior de graduação e pós-graduação de todos os campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) podem participar de projetos de ensino, pesquisa, extensão e indissociabilidade como bolsistas ou voluntários. Para se inscrever, é necessário acompanhar a página de editais do respectivo campus (links no final da notícia). ou clicar no link “Editais” à esquerda no menu principal dos sites.
As bolsas possuem cargas horárias de 16, 12, 8 ou 4 horas semanais, com valores correspondentes de R$ 700,00, R$ 525,00, R$ 350,00 e R$ 175,00, respectivamente. Caso o estudante não seja selecionado como bolsista, ele ainda poderá atuar como voluntário, sem remuneração.
Os editais são divulgados nos meses de fevereiro e março, e as atividades ocorrem de abril a dezembro. Antes de realizar a inscrição, é fundamental que o estudante compreenda as características de cada tipo de projeto, a fim de identificar com quais iniciativas mais se identifica.
As atividades de ensino, geralmente voltadas ao público interno, têm como objetivo aprimorar os processos de ensino-aprendizagem. Os bolsistas e voluntários irão atuar em ações prioritárias como:
- Monitoria acadêmica em disciplinas ou áreas do conhecimento;
- Apoio pedagógico, incluindo reforço escolar, revisão de conteúdos e suporte a estudantes com dificuldades de aprendizagem;
- Acompanhamento educacional de alunos indígenas, quilombolas ou com necessidades específicas;
- Organização de laboratórios e clubes temáticos relacionados a áreas como literatura, robótica e astronomia;
- Promoção da integração e ambientação dos estudantes ao ambiente escolar;
- Educação para a diversidade: igualdade étnico-racial, de gênero e inclusão social;
- Incentivo à saúde física e psicológica dos alunos;
- Inclusão digital e suporte ao uso de tecnologias educacionais e acessibilidade;
- Participação em atividades culturais, artísticas e esportivas, fortalecendo a formação integral.
Os projetos de pesquisa são voltados para estudantes de cursos técnicos, superiores de graduação e pós-graduação, com o objetivo de estimular o avanço científico e tecnológico e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades.
Essas iniciativas proporcionam aos participantes o aprimoramento técnico e científico, além de experiência prática com metodologias de pesquisa. Durante o projeto, são vistas etapas como a formulação da questão de pesquisa, coleta e análise de dados, elaboração de conclusões e divulgação dos resultados. A escolha do tipo de pesquisa — exploratória, qualitativa, quantitativa, entre outras — dependerá dos objetivos e da natureza do problema a ser investigado.
Os projetos de extensão envolvem iniciativas práticas que conectam o conhecimento acadêmico com as demandas da comunidade. O objetivo principal é aplicar os saberes adquiridos na instituição em ações que beneficiem a sociedade, como prestação de serviços, pesquisa aplicada e atividades comunitárias.
Durante a execução, o bolsista ou voluntário participará de trocas enriquecedoras, pois, enquanto a instituição compartilha seu conhecimento técnico e científico, a comunidade contribui com suas vivências e saberes locais. Essa colaboração fortalece tanto a instituição quanto a sociedade, promovendo transformações e desenvolvimento mútuo.
Os projetos de indissociabilidade integram ensino, pesquisa e extensão, proporcionando uma abordagem acadêmica completa. Esse modelo busca o desenvolvimento integral do estudante, unindo teoria, investigação científica e aplicação prática na solução de problemas sociais.
O ensino oferece a base teórica, a pesquisa investigações científicas, e a extensão transforma esse saber em ações concretas que impactam as comunidades, com a finalidade de promover bem-estar social e sustentabilidade. Essa integração visa fortalecer a formação acadêmica, estimular a inovação e garantir que o conhecimento esteja alinhado às necessidades locais e sociais.
Em caso de dúvidas, os estudantes devem procurar as diretorias de ensino, pesquisa ou extensão de seus respectivos campi.