Estudantes e servidores poderão votar para reitor do IFRS nesta quinta-feira

A consulta para escolha de reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) ocorrerá na quinta-feira, dia 8 de março de 2018, em todos os campi e na Reitoria do IFRS. São dois candidatos, que aparecerão na cédula de votação na seguinte ordem: Júlio Xandro Heck e Fabricio Sobrosa Affeldt.

Os servidores e alunos poderão votar em seu campus de lotação, no período das 9h às 21h, e na Reitoria, das 9h às 17h. O voto é secreto e facultativo. As listas de votantes estão disponíveis na aba “Eleições Reitor 2018” do site do IFRS. Confira algumas orientações.

Quem pode votar: (Alterado em 05/03/18)

– Todos os servidores docentes e técnico-administrativos em educação que compõem o quadro de pessoal ativo permanente do IFRS, com efetivo exercício até o dia da votação, 8 de março de 2018 (incluindo esta data) –  conforme retificação 06 ao Regulamento da Consulta Eleitoral.

– Os servidores que estiverem fora de sua unidade de lotação no dia da votação poderão votar no campus mais próximo de onde estiverem, munidos de um documento que comprove que são servidores (crachá ou declaração da Gestão de Pessoas da unidade) mais um documento de identificação original com foto (RG, Carteira de Habilitação, Passaporte, Carteira de Trabalho ou Carteira de Órgão de Classe). Como o nome não constará da listagem de votantes, praticarão o voto em separado.

– Alunos regularmente matriculados nos cursos técnicos de nível médio, de graduação e de pós-graduação, presenciais ou a distância, com matrícula concluída até o dia 8 de março de 2018 (esta data inclusive) – conforme retificação 06 ao Regulamento da Consulta Eleitoral. Os discentes de Polo EaD deverão votar no seu campus de lotação.

No dia da votação

O que é obrigatório apresentar:

Os eleitores deverão apresentar documento com foto (RG, Carteira de Habilitação, Passaporte, Carteira de Trabalho ou Carteira de Órgão de Classe) e assinar a lista oficial de votantes. Não é permitido votar apenas com o crachá.

O que É permitido:

É permitido aos eleitores o uso de camisetas, bandeiras, adesivos, bonés e outras manifestações individuais e silenciosas com propaganda de seu candidato.

O que NÃO É permitido:

A boca-de-urna e a distribuição de qualquer tipo de material relacionado à eleição serão proibidas no dia 8 de março de 2018.

Peso dos votos

A classificação dos candidatos concorrentes dar-se-á de acordo com o peso de 1/3 para a manifestação do segmento docente, 1/3 para a manifestação do segmento dos servidores técnico-administrativos em educação e 1/3 para a manifestação dos alunos, em relação ao total de eleitores do segmento consultado.

Sobre o mandato

O candidato eleito assumirá o cargo de reitor em caráter pro tempore, completando o tempo de mandato previsto para o reitor eleito em 2015 (até 2020). Após este período, deve ocorrer uma nova consulta para reitor e diretores-gerais dos campi.

Acompanhe a aba “Eleições Reitor 2018