Estudantes e servidores podem utilizar assinatura digital

Estudantes ou seus representantes legais, docentes e técnicos administrativos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul que necessitem assinar documentos e requerimentos (formulários) digitais em geral podem utilizar a assinatura digital por meio do Portal Gov.br. A assinatura eletrônica tem a mesma validade de um documento com assinatura a punho e sua previsão legal está em decreto emitido em novembro de 2020.

Mas fique atento: Em um documento com mais de uma assinatura, todas devem ser do mesmo tipo a fim de que se possa verificar sua autenticidade. Ou seja, caso seja utilizado o Portal Gov.br para uma assinatura, é preciso que todos assinem pela mesma plataforma.

Como assinar:

Para saber como realizar a assinatura digital, acesse o Tutorial Assinar Documentos Digitais no Portal Gov.br, com esclarecimentos e orientações, disponível no site do IFRS.

Após seguir os passos do tutorial, caso ainda surjam dúvidas, entre em contato com a Coordenadoria de Gestão Documental pelo e-mail [email protected].

Vale lembrar que qualquer cidadão brasileiro pode utilizar a assinatura digital desde que esteja cadastrado na plataforma Gov.br