Estudantes do IFRS participam de competição de eficiência energética no Rio de Janeiro

Equipe de estudantes analisam protótipo de automóvel.

A equipe IFeco, do Campus Rio Grande, e a Drop Team, do Campus Erechim, participam da Shell Eco-marathon, que acontece até 30 de agosto no Pier Mauá, no Rio de Janeiro.

🚗🛠️🏁

Duas equipes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), estão competindo na etapa Brasil da Shell Eco-marathon, uma competição acadêmica de eficiência energética. As atividades começaram na terça-feira, 27, e vão até sexta-feira, 30 de agosto de 2024, no Rio de Janeiro. Representando o IFRS estão a equipe IFeco, do Campus Rio Grande, e a Drop Team, do Campus Erechim.

Os times de estudantes construíram protótipos veiculares e competem para percorrer a maior distância com a menor quantidade de energia. Os protótipos são carros em escala reduzida. Não são adequados para rodar nas estradas, mas a confecção deles desafia os alunos a pensar, pesquisar e desenvolver veículos com alta eficiência energética.

A IFeco, que compete na categoria de veículos elétricos, participa pela sexta vez, enquanto a Drop Team, especializada na categoria de combustão interna (gasolina), está em sua sétima participação.

IFeco Campus Rio Grande

O projeto IFeco existe desde 2015. Três versões do veículo foram criadas até o ano de 2023. Neste ano, o grupo desenvolveu um novo protótipo para concorrer. A equipe realizou simulações computacionais e estudou materiais que ajudariam a melhorar a eficiência do carro. A principal mudança foi a substituição da fibra de vidro por fibra de carbono no chassi e na carenagem (estrutura que recobre o veículo), o que confere menor peso e comprimento e maior resistência mecânica e ergonomia ao automóvel.

Foram realizadas também melhorias na eletrônica, no sistema de controle e propulsão. Todas essas mudanças têm a finalidade de contribuir para ultrapassar a antiga marca de 290 quilômetros por quilowatt-hora (Km/kwh) de 2023. A intenção é chegar até os 400km/kwh.

Equipe da IFeco

Além dos aspectos físicos do protótipo, “o grande diferencial na participação deste ano é a equipe”, avalia o professor Serguei Nogueira da Silva, um dos orientadores. “Todos os integrantes já participaram da Shell Eco-Marathon 2023, o que agrega experiência e um ótimo entrosamento.” Ele destaca que os estudantes desenvolvem aprendizados técnicos e ainda características como autonomia, resiliência, trabalho colaborativo, gestão de tempo, comunicação, dentre outras habilidades importantes em uma competição.

Na maratona de 2023 o grupo foi o quarto colocado na categoria bateria elétrica. Na competição de 2022, o veículo da equipe conquistou o segundo lugar, atingindo a capacidade para percorrer 225 quilômetros por quilowatt-hora (km/kWh).

Drop Team, do Campus Erechim

Na edição de 2023, a Drop Team estabeleceu um novo recorde em pistas brasileiras, alcançando 716 quilômetros por litro (km/l) de combustível e assegurando o tricampeonato na competição. Este ano, a equipe busca ultrapassar a marca de mil quilômetros por litro.

Embora a meta da equipe seja alcançar mil quilômetros por litro de combustível, o coordenador Airton Campanhola Bortoluzzi explica que, devido às características da pista no Rio de Janeiro, com duas curvas de 180 graus que causam grande perda de energia, o resultado esperado para esta etapa deve ser similar ao de 2023. “A meta de mil quilômetros por litro continua sendo nossa obstinação, mas considerando as condições da pista, esperamos um desempenho próximo ao do ano passado, que foi de 716 km/l, o recorde da competição no Brasil.”

Equipe Drop Team

O projeto no Campus Erechim começou em 2015, visando à participação na Shell Eco-marathon. Após uma estreia sem classificação em 2016, a equipe conquistou o 3º lugar em 2017 com 240.3km/l. No ano de 2018, chegou ao 1º lugar na etapa nacional, com 424,9 km/l, garantindo participação na competição americana em 2019, onde ficou em 3º lugar, com 543 km/l. O bicampeonato veio no mesmo ano, com 542 km/l. Em 2022, terminou sem classificação, mas em 2023, obteve o recorde de 716 km/l e, nos EUA, ficou em 3º lugar com 706,5 km/l.

Sobre a  Shell Eco-marathon

A competição Shell Eco-marathon desafia estudantes de todo o mundo a projetarem, construírem e pilotarem veículos mais eficientes em termos de energia. A iniciativa teve início em 1939, quando funcionários da companhia nos Estados Unidos da América (EUA) fizeram uma disputa sobre quem conseguiria percorrer a maior distância possível com a mesma quantidade de energia. Em 1985, a competição se tornou oficial. Desde então, ela se expandiu para outros dois continentes, Ásia e Europa, incluindo categorias em diversos tipos de combustíveis.

Participam da etapa brasileira da Shell Eco-marathon centenas de estudantes universitários de diversos estados brasileiros, além de times de outros países da América Latina.

Saiba mais no site da Shell Eco-marathon Brasil