Estudantes do IFRS participam das Paralimpíadas Escolares

Dois estudantes do IFRS participaram das Paralimpíadas Escolares Nacionais. O acadêmico Luciano Ribeiro, do 1º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Feliz, participou pela Apae de Feliz e foi até as quartas de finais, ficando em 8º lugar na categoria Bocha adaptada (BC2). Já o discente Matheus Costa Gambin, do curso 1º Téc. em Fabricação Mecânica Integrado ao Ensino Médio do Campus Caxias do Sul, acompanhado pela professora  Heloisa Santini, conquistou o 9º lugar na categoria Bocha (BC1). O evento ocorreu de 18 a 22 de novembro, no CT Paralimpíco Brasileiro, em São Paulo.

Mais de 1.220 estudantes participam das competições. Eles representaram 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. A delegação de gaúcha contou com a participação de 101 atletas.

Sobre as paralimpíadas

As Paralimpíadas Escolares têm por finalidade estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte. Os jogos são divididos nas modalidades: atletismo, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, bocha, basquete em cadeira de rodas, vôlei sentado, badminton, futebol de 5, futebol de 7, goalball e judô.

É um dos maiores eventos mundiais da categoria. Desde a primeira edição dos jogos, em 2009, inúmeros talentos do paradesporto brasileiro já passaram pelas disputas escolares.