Estudantes do IFRS embarcam para a Noruega

Estudantes de mestrados do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) concluíram a primeira etapa do Projeto Expose – Oportunidades nas Economias do Pós-Petróleo, no Rio de Janeiro. O próximo passo é: Noruega.

Entre os dias 23 e 27 de julho, Alexandre Adriano dos Santos Lima e Douglas Kellermann, alunos do Mestrado Profissional em Informática na Educação do Campus Porto Alegre, e Evandro Benincá, aluno do Mestrado Profissional em Tecnologia e Engenharia de Materiais, campi Caxias do Sul, Farroupilha e Feliz, participaram da primeira parte do curso (40h), composta por palestras, visitas técnicas, trabalhos em grupo e início de um projeto nas instituições parceiras: Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

De 6 a 10 de agosto, eles embarcam para a Nord University, na cidade de Bodø, da Noruega.

“Para os alunos, a interdisciplinaridade e a oportunidade de ver iniciativas e realidades diferentes está trazendo muitos benefícios. Para os professores do IFRS, UFF e UFRJ, as oportunidades de trazer mais internacionalização para a instituição por meio da realização de projetos conjuntos beneficiam os alunos e o ensino, além de contribuir para a pesquisa, já que estamos elaborando outros projetos e artigos científicos em conjunto”, acrescenta a docente Marilia Bonzanini Bossle, pró-reitora adjunta de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e participante do projeto.

Projeto Expose – Oportunidades nas Economias do Pós-Petróleo

A iniciativa objetiva discutir o cenário econômico pós-petróleo nas economias do Brasil e da Noruega apoiada por técnicas de aprendizagem ativa, com base em conceitos e ferramentas de empreendedorismo e inovação, visando a melhoria da qualidade do ensino das instituições envolvidas. A discussão perpassa temas como desenvolvimento econômico, políticas públicas e outros. Nos cursos realizados no Brasil e na Noruega, os estudantes se envolverão com parceiros da indústria para coletar dados e redigir um relatório de pesquisa.

O projeto segue até 2020 e prevê o desenvolvimento de atividades que ampliem a colaboração entre as instituições parceiras, com o desenvolvimento e a implementação de atividades educativas conjuntas, promoção de mobilidade dos estudantes, colaboração em pesquisas e envolvimento de parceiros, como indústrias, empresas, organizações etc.