Início do conteúdo

Estudantes do IFRS conquistam três premiações na Mostratec 2024


Três premiações foram conquistadas por dois projetos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – Mostratec 2024. A feira ocorreu de 21 a 25 de outubro em Novo Hamburgo. Teve a apresentação de 795 projetos de estudantes do ensino médio e técnico, do ensino fundamental e da educação infantil.

O trabalho “Sustainware: Transformando resíduos em louças cerâmicas sustentáveis”, do Campus Feliz, recebeu o 1º lugar no Prêmio Sebrae – Cultura Empreendedora e Inovação.  Apresentado pela estudante Victoria Zimmer Gomes, tem orientação da professora Cínthia Gabriely Zimmer. Com a conquista, Victoria foi convidada a participar de uma missão para conhecer um ecossistema de inovação na Europa, em local a definir. O mesmo projeto ganhou também o 4º lugar na categoria Engenharia de Materiais do Prêmio Mostratec.

O Sustainware avalia a viabilidade do uso conjunto de casca de arroz e resíduos de vidro na produção de louças cerâmicas sustentáveis. Os resultados indicaram que é possível fabricar louças cerâmicas contendo até 60% de resíduos em sua composição, sendo 30% de cinza de casca de arroz e 30% de vidro descartado (saiba mais sobre o projeto do Campus Feliz).

Já o trabalho “Além das missões: os impactos jesuítas na educação Riograndense”, do Campus Bento Gonçalves, recebeu o Prêmio da Revista Liberato Científica e será publicado em uma edição do periódico. Apresentada pelo estudante Pedro Henrique Rossi, com orientação da docente Janine Bendorovicz Trevisan, a pesquisa investiga práticas pedagógicas na busca por compreender como o legado dos jesuítas continua a moldar a educação atual (conheça o trabalho do Campus Bento Gonçalves).

O IFRS teve ainda outros 11 projetos finalistas na edição deste ano da feira (confira a lista completa abaixo). Os estudantes que atuam como bolsistas e voluntários desses trabalhos puderam apresentar o desenvolvimento da pesquisa, os principais resultados, interagir com o público, com avaliadores e com os demais jovens cientistas presentes.

 

Estande atrai públicos de todas as idades

A instituição marcou presença na Mostratec ainda com um estande, pelo segundo ano consecutivo. No espaço, visitantes receberam materiais de divulgação, souberam mais sobre os campi, os cursos ofertados e atividades desenvolvidas. Crianças e adultos foram atraídos, principalmente, por projetos apresentados.

Entre os destaques estava o carro de alta eficiência energética da equipe Drop Team, do Campus Erechim, que neste ano conquistou o tetracampeonato na categoria combustão interna da Shell Eco-marathon Brasil. Os visitantes demonstraram curiosidade e fizeram perguntas ao bolsista do projeto Luan Miola sobre o funcionamento do protótipo.

Outra estrela do estande foi a caixa de areia de realidade aumentada “Mundo para os sentidos, sentidos para o mundo”, do Hefesto – Laboratório de Geociências do Campus Caxias do Sul. Nesse projeto, é possível simular diferentes formas de relevo e observar as bacias hidrográficas e riscos ambientais. Crianças e jovens interagiram e receberam orientações do bolsista Kauã Ecker.

Os ambientes de inovação dos campi Osório, Caxias do Sul e Canoas também participaram do estande, levando jogos interativos e outras criações que chamaram a atenção do público. 

Esta foi a 39ª edição da Mostratec e contou com a participação de estudantes de 12 países de 21 Estados brasileiros. A feira é organizada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

 

Projetos de estudantes do IFRS finalistas na Mostratec 2024:

(fotos ao final do texto)

Campus Bento Gonçalves

– Além das missões: os impactos jesuítas na educação Riograndense

– Breve Histórico Ambiental: um estudo sobre o manejo de embalagens de agrotóxicos no município de Bento Gonçalves – RS 

– Desafios para o excesso de cobre nos solos agrícolas

– Resgate de Memórias: o percurso de 15 anos do Curso Tecnologia em Logística

 

Campus Canoas

– A integração da robótica educativa e dos jogos sérios como uma estratégia educativa inovadora no ensino da Lógica de Programação: Soluções para a formação e retenção de Talentos na área da Tecnologia da Informação (TI) 

– RevisãoOnline: Plataforma de escrita e revisão de textos dissertativos-argumentativos

 

Campus Feliz

– Sustainware: Transformando resíduos em louças cerâmicas sustentáveis

 

Campus Osório

– Aqua Lautus 

– BioIF: jogando e aprendendo sobre artrópodes

– QuimicAR

– Utilização de sensoriamento remoto para o monitoramento das águas dos rios do Litoral Norte gaúcho

 

Campus Rolante

– Biodidáticos em ação: Ferramentas para um ensino de ciências eficiente

 

Campus Vacaria

– Como o tema aquecimento global é tratado em escolas que foram frequentadas por estudantes do IFRS Vacaria

 

Fim do conteúdo