Início do conteúdo

Estudantes do Campus Viamão apresentam trabalhos no ConectaIF


Em uma experiência enriquecedora e memorável, quatro estudantes do Campus Viamão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) participam do ConectaIF 2019, realizado entre 26 e 30 de agosto no Instituto Federal de Brasília (IFB), acompanhado de duas professoras da unidade. Eles apresentam sete trabalhos, no formato de pôsteres. São esperadas mais de 25 mil pessoas em 18 eventos simultâneos que integram o ConectaIF, entre pesquisadores, professores e alunos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; comunidade escolar do Distrito Federal; empresários; representantes de instituições parceiras; e demais visitantes.

O grupo do Campus Viamão é composto pelos alunos do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio Jean Marques Brizola, Giovâni da Rosa Santos, Helena Francisco de Oliveira Lima e Gabriela Gomes Mullet; e pelas docentes Priscila Silva Esteves e Jéssica Frasson. Na foto, os estudantes e professores aparecem com os pró-reitores de Ensino, Lucas Coradini; e de Extensão, Marlova Benedetti.

Priscila se diz orgulhosa dos discentes, que demonstram domínio dos temas na apresentação dos trabalhos. “Esta foi a primeira vez que todos os alunos andaram de avião, então, além de uma excelente oportunidade acadêmica e cultural, também será uma grande lembrança para a vida deles”, complementa. Jéssica destaca que, por serem estudantes do Ensino Médio, estão iniciando no mundo acadêmico científico, de descobertas e de construção, e o ConectaIF tem proporcionado isso.

“Para nós, a participação no ConectaIF 2019 está sendo muito gratificante, pois a experiência nos proporciona a interação com alunos de diferentes regiões do Brasil e também auxilia em nossa formação acadêmico-profissional”, avalia a estudante Gabriela Gomes Mullet.

Confira os trabalhos apresentados pela equipe do Campus Viamão do IFRS:

1) Sábados letivos no IFRS – Campus Viamão: diante de novas práticas de ensino (projeto de ensino desenvolvido em 2018 e coordenado pelas professoras Priscila Silva Esteves e Luiza Venzke Bortoli Foschiera)

2) 1º Desafio Criativo do IFRS: criatividade no desenvolvimento de recursos de tecnologia assistiva (relato de experiência sobre evento realizado pelo IFRS no ano 2018)

3) Os efeitos colaterais causados pelo uso do contraceptivo anticoncepcional hormonal (pesquisa realizada em 2019 e orientada pela professora Jessica Serafim Frasson)

4) Aproximando os discentes das atividades locais de marketing (projeto de ensino desenvolvido em 2019 e coordenado pelas professoras Priscila Silva Esteves e Luiza Venzke Bortoli Foschiera)

5) O consumismo em prol da obsolescência programada: um dilema do século XXI (pesquisa e análise bibliográfica realizada em 2019 com orientação das professoras Priscila Silva Esteves e Jessica Serafim Frasson)

6) Arte no Campus (projeto de ensino desenvolvido em 2018 e coordenado pela professora Greice Antolini Silveira)

7) Repertório de práticas integrativas: inspirações para aulas criativas (projeto de ensino desenvolvido em 2019 e coordenado pelas professoras Priscila Silva Esteves e Luiza Venzke Bortoli Foschiera)

 

Fim do conteúdo