Estudantes do Campus Rio Grande são destaque na Olimpíada Brasileira de Robótica

Estudantes do curso Técnico em Automação Industrial do Campus Rio Grande do IFRS destacaram-se em duas modalidades da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica 2020 (OBR). A equipe Tortos IFRS-RG (foto em destaque) foi a primeira colocada na modalidade Apresentação – categoria Inovação. A premiação é inédita para a equipe e para a história da OBR, já que foi a primeira vez que contou com essa modalidade.

A equipe Pito IFRS-RG, também do Campus, participou na modalidade Simulação e ficou em sétimo lugar na classificatória, entre 92 equipes participantes. A etapa nacional ocorreu dentro do evento Robótica 2020, totalmente virtual, neste mês de novembro.

Participação do Campus Rio Grande – Na etapa estadual da OBR 2020, em outubro, três equipes do Campus Rio Grande ligadas ao projeto ASiMov – Automação Sistemas e Movimento participaram da modalidade Simulação. São elas: Pito IFRS-RG, Tusk IFRS-RG e Tortos IFRS-RG. A Tortos IFRS-RG participou ainda da modalidade Apresentação, na categoria Inovação, mostrando um sistema de visão computacional para substituir os sensores do robô da competição ao seguir o trajeto, desviar de obstáculos e localizar vítimas, todas atividades relacionadas às provas práticas da competição.

Nessa fase, duas equipes ficaram entre as três melhores colocações: Pito IFRS-RG e Tusk IFRS-RG. A Pito IFRS-RG foi selecionada para a etapa nacional, já que as regras permitiam a seleção de apenas uma equipe por escola. A equipe Tortos IFRS-RG, por sua vez, foi selecionada para competir em nível nacional com seu trabalho de visão computacional.

Esse foi o segundo ano que o Campus Rio Grande participou da OBR, novamente recebendo premiações e destaques. Estão de parabéns os discentes João Victor Mello Ferrari do Amaral e Lucas Maio Bittencourt (Equipe Tusk IFRS-RG), Lucas Kendy Ishikame Machado, Mateus Nishimura Fonseca e Murilo Rodrigues da Costa (Equipe Pito IFRS-RG), Kauã Ortiz Silveira e Lucas Lauz Medeiros Pruinelli (Equipe Tortos IFRS-RG) pelo desempenho nas provas.

Sobre a OBR A OBR é uma olimpíada científica brasileira voltada a discentes da Educação Básica que utiliza a robótica para estimular temas relacionados a ciência e tecnologia. A iniciativa é pública, gratuita e sem fins lucrativos.

Neste ano, devido à pandemia de Covid-19, foi realizada de forma virtual, com a modalidade prática dividida em Simulação e Apresentação. Na Simulação, as equipes programaram robôs que executaram tarefas em um cenário virtual. Os grupos que se inscreveram para a Apresentação também demonstraram os robôs, enquadrando o trabalho em uma das categorias: Maker, Modelagem Virtual, Inovação, Programação, Trabalho em Equipe ou Responsabilidade Social/Divulgação Científica. A participação na OBR, assim como outras competições do conhecimento, começa a ser valorizada inclusive para ingresso em universidades, como na Universidade do Estado de São Paulo e na Universidade Estadual de Campinas.