Estudantes
Estudantes do Campus Rio Grande são destaque na Olimpíada Brasileira de Robótica
última modificação em 02 de dezembro de 2020
Estudantes do curso Técnico em Automação Industrial do Campus Rio Grande do IFRS destacaram-se em duas modalidades da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica 2020 (OBR). A equipe Tortos IFRS-RG (foto em destaque) foi a primeira colocada na modalidade Apresentação – categoria Inovação. A premiação é inédita para a equipe e para a história da OBR, já que foi a primeira vez que contou com essa modalidade.
A equipe Pito IFRS-RG, também do Campus, participou na modalidade Simulação e ficou em sétimo lugar na classificatória, entre 92 equipes participantes. A etapa nacional ocorreu dentro do evento Robótica 2020, totalmente virtual, neste mês de novembro.
Participação do Campus Rio Grande – Na etapa estadual da OBR 2020, em outubro, três equipes do Campus Rio Grande ligadas ao projeto ASiMov – Automação Sistemas e Movimento participaram da modalidade Simulação. São elas: Pito IFRS-RG, Tusk IFRS-RG e Tortos IFRS-RG. A Tortos IFRS-RG participou ainda da modalidade Apresentação, na categoria Inovação, mostrando um sistema de visão computacional para substituir os sensores do robô da competição ao seguir o trajeto, desviar de obstáculos e localizar vítimas, todas atividades relacionadas às provas práticas da competição.
Nessa fase, duas equipes ficaram entre as três melhores colocações: Pito IFRS-RG e Tusk IFRS-RG. A Pito IFRS-RG foi selecionada para a etapa nacional, já que as regras permitiam a seleção de apenas uma equipe por escola. A equipe Tortos IFRS-RG, por sua vez, foi selecionada para competir em nível nacional com seu trabalho de visão computacional.
Esse foi o segundo ano que o Campus Rio Grande participou da OBR, novamente recebendo premiações e destaques. Estão de parabéns os discentes João Victor Mello Ferrari do Amaral e Lucas Maio Bittencourt (Equipe Tusk IFRS-RG), Lucas Kendy Ishikame Machado, Mateus Nishimura Fonseca e Murilo Rodrigues da Costa (Equipe Pito IFRS-RG), Kauã Ortiz Silveira e Lucas Lauz Medeiros Pruinelli (Equipe Tortos IFRS-RG) pelo desempenho nas provas.
Sobre a OBR – A OBR é uma olimpíada científica brasileira voltada a discentes da Educação Básica que utiliza a robótica para estimular temas relacionados a ciência e tecnologia. A iniciativa é pública, gratuita e sem fins lucrativos.
Neste ano, devido à pandemia de Covid-19, foi realizada de forma virtual, com a modalidade prática dividida em Simulação e Apresentação. Na Simulação, as equipes programaram robôs que executaram tarefas em um cenário virtual. Os grupos que se inscreveram para a Apresentação também demonstraram os robôs, enquadrando o trabalho em uma das categorias: Maker, Modelagem Virtual, Inovação, Programação, Trabalho em Equipe ou Responsabilidade Social/Divulgação Científica. A participação na OBR, assim como outras competições do conhecimento, começa a ser valorizada inclusive para ingresso em universidades, como na Universidade do Estado de São Paulo e na Universidade Estadual de Campinas.