Estudantes de licenciatura e professores da rede pública podem participar de seleção para bolsistas

Banner com a frase: Edital - Bolsas de iniciação a docência e seleção de professor supervisor.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) oferece 72 vagas para estudantes do IFRS e nove vagas para professores da rede pública

Estão abertas, até 25 de setembro, as inscrições para a seleção de professor supervisor e de estudantes bolsistas para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

São 72 vagas para estudantes dos cursos de licenciatura do IFRS, para atuarem como bolsistas de iniciação à docência, em regime de colaboração com as redes de ensino do Rio Grande do Sul. E nove vagas para professores de escola habilitada na Plataforma Capes de Educação Básica para atuarem como supervisores dos bolsistas.

As informações completas referentes às duas modalidades de seleção foram divulgadas em dois editais. Confira abaixo.

Sobre o Pibid

O Pibid é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação que visa proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica.

Dos editais:

EDITAL IFRS Nº 105/2022 – Seleção de Professor Supervisor para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

São ofertadas nove bolsas para professores de escolas públicas habilitadas na Plataforma Capes de Educação Básica pelas secretarias de educação. Os selecionados irão atuar como supervisores dos bolsistas de iniciação à docência.

Das vagas:

Campus Bento Gonçalves

uma vaga para professor da área de Matemática

uma vaga para professor da área de Pedagogia

Campus Canoas:

– uma vaga para professor da área de Matemática

Campus Farroupilha:

– uma vaga para professor da área de Pedagogia

Campus Feliz:

– uma vaga para professor da área de Química

Campus Porto Alegre e Campus Restinga:

–  uma vaga para professor da área de Ciências da Natureza, podendo ser graduado também em Biologia ou Química.

uma vaga para professor da área de Letras

Campus Vacaria:

– uma vaga para professor da área de Ciências Biológicas, podendo ser graduado em Ciências da Natureza.

– uma vaga para professor da área de Pedagogia.

Da bolsa:

O valor da bolsa é de R$ 765,00 mensais, concedida pela Capes diretamente aos beneficiários. As inscrições ocorrem por meio de formulário on-line, disponível no edital e anexos. Para mais informações, acesse.

EDITAL IFRS Nº 106/2022 – Edital de Seleção de Bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

São disponibilizadas 72 bolsas na modalidade de Iniciação à Docência, distribuídas da seguinte maneira:

Campus Bento Gonçalves:

– Oito vagas para estudantes de Licenciatura em Matemática

Campus Canoas:

– Oito vagas para estudantes de Licenciatura em Matemática

Campus Farroupilha:

Campus Feliz:

– Oito vagas para estudantes de Licenciatura em Química

Campus Porto Alegre:

– Oito vagas para estudantes de Licenciatura em Ciências da Natureza

Campus Restinga: