Estudantes de EJA de Farroupilha se formam no curso Eletricista Industrial oferecido pelo IFRS

Estudante do curso de EJA segurando certificado junto a professora do curso.

Onze estudantes de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de anos finais do ensino fundamental concluíram, no último dia 19 de dezembro de 2022, o curso de Eletricista Industrial. A iniciativa foi uma parceria do Campus Farroupilha do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – com a Prefeitura Municipal de Farroupilha e que ocorreu entre março e dezembro deste ano, com aulas semanais.

Foram nove meses de aprendizados aos estudantes oriundos do EJA da Escola Municipal Presidente Dutra e do Colégio Estadual Farroupilha. Durante esse período, os participantes puderam ter contato com laboratórios e salas de aula do campus, por meio das disciplinas técnicas de Eletricidade Geral, Informática Básica, Interpretação de Desenho Técnico, Comandos Elétricos, Instalações Elétricas e Empreendedorismo.

A importância do curso para os alunos

São diversas histórias de vida e faixas etárias entre os estudantes curso de Eletricista Industrial. Entre os alunos, está Beatriz Mozzer, 28 anos, umas das poucas representantes femininas da turma. Unidas, mesmo em uma turma em que a maioria eram homens, ela e as colegas não perderam o foco em finalizar o curso: “A gente levou muito a sério. Tivemos determinação! Foi uma experiência única. Mesmo que a gente talvez não exerça especificamente essa profissão, é um aprendizado que vamos levar pra vida”, comenta Beatriz. Ela completa: “Finalizar o curso foi motivo de muito orgulho. Fiquei muito tempo fora do colégio, porque parei de estudar aos 13 anos e nunca tinha feito um curso do início ao fim. Me deu mais vontade de querer aprender mais e mais, de querer me especializar, terminar e levar mais a sério os meus estudos”. A estudante também ressalta que os professores Rafael Corrêa e Patrick Faria foram essenciais: “Nos ensinaram muito bem e tinham muita paciência com a gente”.

O coordenador do curso de Eletricista Industrial no campus, Jonas Bittencourt, percebe a satisfação dos novos eletricistas com a oportunidade de estudar e ressalta a aproximação desta comunidade ao IFRS: “Sem dúvidas, no futuro, alguns deles serão nossos alunos em outros cursos do campus. Acredito que o curso foi muito importante no sentido de aproximar e atingir outras pessoas em nossa comunidade. Além de estreitar a relação do campus com as políticas de educação do município e estado.”

Turma de estudantes de EJA seguram certificados. Ao fundo banner do IFRS.

Certificação

Na cerimônia de entrega dos certificados de conclusão, que ocorreu na noite do dia 19, estiveram presentes os alunos e a diretora da Escola Municipal Presidente Dutra, Ana Cláudia Bartelle; a professora Marli Bortolini da Silva, representando a Secretaria Municipal de Educação; além do diretor de Ensino do campus, Patrick Faria, e o diretor-geral do campus, Leandro Lumbieri.

Para visualizar todas as fotos acesse a página do Campus Farroupilha

Texto e fotos: Comunicação do Campus Farroupilha