Estudantes conquistam premiações na Febrace

Com quatro projetos de pesquisa, os estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) conquistaram seis premiações na 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada virtualmente de 15 a 26 de março de 2021. Foram obtidos um 1º lugar, um 2º lugar dois 3ºs lugares, credenciamento para a maior feira de ciências do mundo e o destaque de melhor projeto do Rio Grande do Sul. O IFRS participou da Febrace com cinco projetos.

Os ganhadores foram anunciados no sábado 27 de março, em cerimônia de premiação realizada pelo Canal da Febrace no Youtube. Confira as conquistas do IFRS.

Campus Osório

Projeto Fidere: Desenvolvimento de um APP voltado à economia circular de brechós e associações do litoral norte gaúcho

Desenvolvido pela discente Victórya Leal Altmayer Silva, sob orientação da professora Flávia Twardowski e coorientação do docente Cláudius Jardel Soares, a pesquisa ficou com o 1º lugar em Ciências Sociais Aplicadas, recebendo medalha, certificados digital, troféu e a possibilidade de publicar o artigo do projeto no Scientia Prima – periódico da Associação Brasileira de incentivo à Ciência (Abric).

Também ganhou o Prêmio Regeneron ISEF, da Society for Science, que credenciou o projeto para participar da Feira Internacional Regeneron ISEF, em maio de 2021. Concedeu um notebook, um fone de ouvido e um pacote de dados para acesso à internet.

O trabalho também conquistou o prêmio Destaque Unidades da Federação, garantindo o posto de  melhor do Estado do Rio Grande do Sul frente a outros 31 participantes.

Projeto Biostretch: Síntese de polímero a partir de resíduos industriais

A pesquisa da estudante Laura Nedel Drebes, orientada pela docente Flávia Twardowski e coorientada pelo professor Cláudius Jardel Soares recebeu o 3º lugar em Ciências Agrárias, sendo agraciada com medalha e certificado digital.

Projeto Zoodex: Uma aventura pedagógica pela zoologia

Desenvolvido pelos discentes Yuri Fernandes Gomes, Rafael Guasselli Lopes da Silva e Maysa da Silva Rosa, com orientação da professora Lisiane Zanella e coorientação de Cláudius Jardel Soares, ficou com o 3º lugar em Ciências Biológicas, também recebendo medalhas e certificados digitais.

Campus Caxias do Sul

Projeto Casca de pinhão (Araucária Angustifolia) como agente redutor e estabilizante para obtenção de nanopartículas de prata de maneira ambientalmente sustentável

A pesquisa desenvolvida pela estudante Camila Mendonça de Freitas, com orientação do professor Josimar Vargas, conquistou o  2º lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra.

O Campus Canoas também esteve representado nesta edição da Feira com o projeto  Tri-logic – auxílio ao ensino e aprendizagem lógica de programação dos discentes Lara Cardoso Hernandes, Arthur Von Groll dos Santos, Vinicius Amorim Silveira, Carla Odete Balestro Silva (Orientador, Sandro José Ribeiro da Silva (Coorientador).

A Febrace 2021 contou com 345 projetos finalistas, dos quais 31 eram do Rio Grande do Sul, sendo cinco de estudantes do IFRS.

Histórico de premiações

O IFRS participa da Febrace desde 2014,  nestas oito edições, o Campus Osório sempre recebeu prêmios, somando inúmeros reconhecimentos. Foram muitos primeiros, segundos, terceiros e quartos lugares, além de credenciamentos para eventos de diversas parte do país e do mundo.

Nos anos de 2015, 2016, 2017 e 2019 o Campus Osório trouxe para o RS o prêmio ‘Destaque Unidades da Federação’ com projetos que conquistaram o 1º lugar nas áreas em que concorriam. Em 2017, um fato histórico: foram dois 1ºs lugares. Em 2018, mais um. E com a conquista de 2021, um total de sete conquistas de 1º lugar na Febrace.

Em 2019, Flávia Twardowski foi consagrada com o prêmio ‘Professor Destaque’ – honraria que reconhece os esforços do docente na orientação e acompanhamento de estudantes que realizam projetos de ciências ou de engenharia.

Com o credenciamento obtido esse ano para a ‘ISEF Regeneron International Science and Engineering Fair’, será o oitavo projeto do Campus Osório que participa do evento, que é a maior feira internacional do gênero.

Sobre a Febrace

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico – LSI-TEC, a Febrace é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Esta edição tem o patrocínio da Samsung, Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Petrobras e apoio institucional do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Texto: Gabriela Morel – Comunicação do Campus Osório com edição da comunicação da Reitoria