Estudantes do IFRS podem propor ações de extensão

Banner com a frase: Oportunidade - Estudantes do IFRS podem propor ações de extensão. Submissão de propostas até 20/05/2022

Estudantes podem propor ações para beneficiar as comunidades

Os estudantes do IFRS podem propor ações, a partir dos conhecimentos obtidos em sala de aula, para atender as demandas da comunidade e receber um apoio financeiro para transformar a ideia em realidade. Está aberto, até 20 de maio de 2022, o período de inscrições do Edital IFRS nª 34/2022 – Concessão de apoio financeiro para ações de extensão propostas por estudantes do IFRS. Os alunos precisam apresentar a proposta primeiramente a um servidor de seu campus (professor ou técnico) que possa atuar como orientador da iniciativa. A partir do aceite do servidor, é hora de elaborar o projeto, conforme os detalhes do edital, e participar da seleção.

Se a proposta for selecionada, poderá receber até R$ 1.500,00 para aplicação em materiais de consumo e serviços. E o estudante receberá uma bolsa, no valor de R$ 400,00 mensais, para atuar por 16 horas semanais, durante cinco meses.

O que é extensão?

É por meio das ações extensionistas que a instituição possibilita que os conhecimentos acadêmicos permeiem a sociedade e sejam aplicados para gerar benefícios e soluções para problemas reais existentes em suas comunidades. Logo, como a própria palavra reforça, “extensão” é estender a instituição para além dos seus muros, interagindo com a comunidade na troca de experiências e saberes.

A atividade extensionista envolve um conjunto de ações e práticas que devem ter objetivos e prazos de execução bem definidos, buscando a articulação entre a comunidade acadêmica (interna) e a comunidade externa à instituição (sociedade). O resultado dessa interação acontece por meio de ações que devem resultar em benefícios mútuos com a transformação da realidade ao seu entorno.

Segundo a Cartilha extensão em ação, elaborada pela Pró-reitoria de Extensão do IFRS, a extensão é   definida como um processo educativo, cultural, social, científico e tecnológico que promove a interação entre as instituições, os segmentos sociais e o mundo do trabalho, com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos, visando ao desenvolvimento socioeconômico, ambiental e cultural sustentável, local e regional.

O vídeo “Conhecendo o IFRS – Ações de Extensão” apresenta alguns conceitos e exemplos que podem auxiliar na compreensão sobre o que é extensão e como ela acontece no IFRS.

Mas quais as possibilidades de ações?

As ações de extensão perpassam os mais variados campos de conhecimento e atuação e abrangem diversas áreas temáticas, podendo ser desenvolvidas atividades que englobam:

•  Cultura
  • Direitos humanos e justiça
  • Economia e administração
  • Educação
  • Meio ambiente
  •  Saúde
  • Tecnologia e produção
  • Trabalho

Portanto, após identificar uma demanda da comunidade, ao elaborar uma ação de extensão, são inúmeras as possibilidades de atividades que podem ser realizadas. São algumas ideias:

• cursos;
  • rodas de debate;
  • seminários;
  • oficinas;
  • palestras sobre assuntos de interesse comunitário;
  • criação de cooperativas;
  • criação de incubadoras;
  • construção de hortas comunitárias;
  • campanhas de incentivo à sustentabilidade.

Além das ideias citadas acima, são inúmeras as formas de pensar e fazer extensão. Envie sua proposta e ajude a transformar sua realidade.