Estudante vencedora de feira mundial de ciências vai ganhar medalha da Assembleia do RS

Juliana Davoglio Estradioto recebe a medalha da 55º Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) nesta quinta-feira, dia 27 de junho, às 11h, no salão Júlio de Castilhos da ALRS. A estudante formada no Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do Campus Osório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) conquistou em maio o 1º lugar na área de Ciência dos Materiais na maior feira de Ciências do Mundo, a Intel Isef. A honraria será entregue pelo deputado estadual Fernando Marroni.

Na pesquisa, a jovem apresentou um estudo sobre o aproveitamento da casca da noz macadâmia para confeccionar uma membrana biodegradável que pode ser utilizada em curativos de pele ou em embalagens, substituindo o material sintético. Além de ecologicamente correta, a membrana tem um custo mais baixo do que o sintético. O trabalho foi orientado pela professora Flávia Twardowski, doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Juliana desenvolveu três projetos de pesquisa na área de sustentabilidade durante seus estudos no IFRS, utilizando resíduos orgânicos para produção de materiais inovadores. Na Intel International Science and Engineering Fair (Intel ISEF) de 2019, foi a primeira brasileira a vencer o primeiro lugar na categoria de Ciência dos Materiais. Como resultado, terá um asteroide com seu sobrenome. Juliana representou o Brasil na feira em outras três ocasiões.

No currículo, ela também carrega o título de vencedora do Prêmio Jovem Cientista 2018, principal da área estudantil nacional. A estudante também foi a primeira menina a ser selecionada para representar o Brasil no Seminário Internacional de Ciências Juvenis de Estocolmo (SIYSS, em inglês), um evento que reúne anualmente 25 dos maiores jovens cientistas do mundo para um programa exclusivo de ciência e cultura na semana da solenidade do Prêmio Nobel.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do IFRS – Campus Osório