Dia das Meninas e Mulheres nas Ciências: Estudante egressa Juliana Estradioto recebe prêmio da SBPC

Mais uma conquista para o trabalho desenvolvido na área de pesquisa pelo Campus Osório do IFRS foi anunciada. Juliana Davoglio Estradioto, formada no curso Técnico em Administração, foi a vencedora no nível de Ensino Médio da 2ª edição do Prêmio ‘Carolina Bori Ciência & Mulher’, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Esta edição premia a categoria ‘Meninas na Ciência’, cujas pesquisas de iniciação científica demonstraram criatividade, boa aplicação do método científico e potencial de contribuição com a ciência no futuro. A divulgação do resultado ocorreu em 15 de janeiro de 2021.

A jovem obteve notoriedade mundial ao desenvolver, a partir da casca do maracujá, um plástico biodegradável para o armazenamento de mudas e ao criar uma membrana com a casca da noz macadâmia que pode ser utilizada em curativos de pele ou em embalagens, substituindo o material sintético. Ambas pesquisas tiveram orientação da professora Flávia Twardowski.

A cerimônia de premiação será realizada de forma on-line no dia 11 de fevereiro de 2021, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube, às 10h30min. A data do evento foi escolhida em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Unesco.

O 2º Prêmio ‘Carolina Bori Ciência & Mulher’ recebeu indicações de 286 candidatas de 116 instituições, oriundas de 18 estados e 70 municípios de todas as regiões do país. Do total de inscritas, 90 são do Ensino Médio e 195 de Graduação. As candidatas desenvolveram trabalhos científicos nas áreas de Agrárias (17), Biológicas (27), da Saúde (80), Ciências Exatas e da Terra (81), Humanas (23), Ciências Sociais e Aplicadas (20), Engenharias (28) e Linguística, Letras e Artes (10).

> Texto da Comunicação do Campus Osório, com informações do matéria disponível no Jornal da Ciência